UVA realiza Outorga de Grau a 264 acadêmicos

Solenidade ocorreu na Praça dos Fundadores, no campus Betânia
Zaíra Almeida – Assessora de Comunicação da UVA
A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) realizou, na noite desta quinta-feira, 1º de setembro, no campus Betânia, a Outorga de Grau a 264 formandos de 26 cursos de graduação do Semestre Letivo 2022.1. A solenidade ocorreu na Praça dos Fundadores, reunindo milhares de pessoas, entre familiares e amigos dos concludentes, professores e funcionários da UVA.
Presidente da sessão solene, a reitora da Universidade, professora Izabelle Mont’Alverne, destacou que a Colação de Grau inaugura um tempo novo. “Esta colação de grau é um momento único para cada um de vocês e suas famílias e também para a UVA, que deposita no mundo pós-pandemia novos agentes de transformação, um novo tempo de mudanças com um novo olhar para o mundo”, disse.
A reitora ressaltou o papel transformador da Universidade em todos os espaços, proporcionando inclusão social e conhecimento. “Sejam embaixadores da UVA e
contribuam para o engrandecimento de nosso extenso Estado, sejam orgulho para suas famílias, amigos e conterrâneos.”, disse a professora Izabelle Mont’Alverne.
Conquista
Para a concludente do curso de Bacharelado em Engenharia Civil e oradora discente do ato acadêmico, Tamirys Rosy Campos Saraiva, o ensino superior é uma conquista não só para quem se forma, mas também para a família. “Conquistamos o que alguns neste imenso Brasil nem sequer imaginam começar. Conquistamos o que para muitos é a realização de toda uma casa. Aqui temos formandos que estão sendo os primeiros em suas famílias a terem ensino superior, e ainda acrescento, por uma Universidade pública. Que privilégio!”
Conquista que é só o começo de uma jornada profissional, conforme enfatiza Tamirys. “Esse é tão somente o começo, o ponto de partida para uma geração com vontade e disposição para mudar as coisas. E nos mostrar para o mundo lá fora”.
Expansão
A Universidade Estadual Vale do Acaraú tem avançado em sua expansão na região norte do Ceará, movimento que acontece dentro da Política de Expansão do Ensino Superior do Estado, conforme Decreto nº 34,357. Além do campus Ibiapaba, que funciona em São Benedito, oferecendo os cursos de Administração e Pedagogia, foi autorizada recentemente a construção do campus da UVA em Camocim, onde serão inicialmente ofertados os cursos de Ciências Contábeis e Engenharia de Pesca, considerando a vocação produtiva do município, com primeiro vestibular previsto para 2023. O investimento na obra é de aproximadamente R$ 17 milhões.
Acaraú também receberá um campus da UVA, que funcionará em um terreno doado pela Prefeitura, onde serão ofertados os cursos de Pedagogia e Agronomia. Ao final de cinco anos, a projeção é de que 1.200 alunos estejam matriculados no campus de Acaraú.



