Vigilância Epidemiológica do Ceará visita Santa Casa de Sobral para agradecer parceria na transparência de dados

0

Na ocasião, a enfermeira do NHE da Santa Casa foi presenteada com um curso que contribuirá para a evolução do trabalho em dados epidemiológicos.

Ascom Complexo SCMS
A direção-geral da Santa Casa de Misericórdia de Sobral, na companhia da enfermeira responsável pelo Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE) da instituição, Siomara Rodrigues, recebeu na sexta-feira (13/05) a visita de representantes da Vigilância Epidemiológica do estado do Ceará. A visita teve como objetivo o reconhecimento e agradecimento pela contribuição da Santa Casa no fortalecimento da Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (RENAVEH).
Estiveram presentes na visita, a enfermeira orientadora da Célula de Informação e Respostas às Emergências em Saúde Pública (Cerem), Sheila Santiago, a enfermeira coordenadora da Vigilância Epidemiológica e Prevenção e Saúde, Maria Vilani de Matos Sena, e a orientadora de Célula de Vigilância em Saúde da Superintendência de Sobral, Arminda Evangelista de Moraes Guedes. Além do diretor-geral do hospital, Klebson Carvalho Soares, e da diretora de Enfermagem da instituição, Dra. Conceição Nunes, também estavam presentes as advogadas da Santa Casa, Dra. Aline Angelim e Dra. Sávia Angelim.
De acordo com Sheila Santiago, no ano de 2019, o Ministério da Saúde começou a focar no desenvolvimento de uma Rede de Vigilância Epidemiológica Hospitalar Nacional. “Na época, o estado do Ceará só tinha nove núcleos, e tivemos um desafio de ampliar. Em um ano, contamos agora com 23 núcleos de vigilância. E hoje a nossa visita é de gratidão. Vocês têm um núcleo bem estruturado, e uma enfermeira que semanalmente nos ajuda com indicadores, e participa quinzenalmente de nossas capacitações que abordam doenças que estão em evidência. Tudo o que for de doenças de notificações, agravos e eventos é responsabilidade do NHE, e a Santa Casa tem dado resposta ao Estado”, explica Sheila.
Na visita, a enfermeira do NHE da Santa Casa, Siomara Rodrigues, ainda foi presenteada com um curso de 180 horas sobre Epi SUS Fundamental – parceria com a Escola de Saúde Pública – que contribui para a evolução do trabalho em dados epidemiológicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *