Visita técnica marca início da obra de restauração do Abrigo Sagrado Coração de Jesus
Para iniciar as obras de restauração do Abrigo Sagrado Coração de Jesus, unidade do Complexo Santa Casa de Misericórdia de Sobral, foi realizada na tarde da quarta-feira (11/12) uma visita técnica de alinhamento no local. Na ocasião, estiveram presentes responsáveis pelo Abrigo, construtores da empresa que ganhou a licitação e equipe de coordenação da obra. Durante a reforma, que tem previsão de oito meses, os 34 idosos ficarão remanejados em um dos lados do prédio.
De acordo com a coordenadora de desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente de Sobral, Raquel Morano, a visita marca o início das obras: “A diretora do Abrigo fez alguns pedidos para facilitar o remanejamento dos idosos durante o processo e após isso ser feito, de imediato começam as partes de demolição; partes invasivas. Por se tratar de uma obra de restauração, sempre acontecem alguns imprevistos, e tendo em vista que o edifício é muito antigo, sempre acabamos aumentando o prazo de término”, enfatiza.
Sávio Carneiro, engenheiro da empresa São Jorge Construções, ganhadora da licitação da reforma, garante que será desenvolvido um ambiente melhor para os idosos abrigados, sendo o tamanho do prédio, o principal desafio: “Por ser grande, temos que preservar a arquitetura, vai ser um dos pontos a visar. A arquitetura é linda, e pretendemos cuidar bem dela”, ressalta.
O momento que se aproxima é necessário e histórico, e proporciona expectativa e felicidade na diretora da instituição, Maria Eliane de Oliveira: “Estou muito feliz com a reforma e ansiosa com o momento de acomodação dos idosos. É uma sensação de alegria, de gratidão, de ver que Deus cuida dos seus, essa reforma é para garantir o melhor para nossos idosos, eles vão ter uma qualidade de via superior, diferenciada aqui em Sobral”, destaca.
Os 34 idosos assistidos atualmente continuarão em um lado do prédio durante a reforma: “Como o Abrigo tem essa graça de ser um prédio grande, tem espaço. Durante os próximos meses, transformaremos o bloco administrativo e refeitório em quartos, vamos nos adequar da melhor forma possível. Se Deus quiser no natal do ano que vem estaremos celebrando nosso lar completamente reformado”, explica a diretora.
O Projeto
Com um investimento de R$ 3 milhões, o projeto é uma parceria entre a Prefeitura de Sobral e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e prevê a ampliação das funcionalidades do Abrigo, com salas médicas e odontológicas, e mais quartos para recepção de idosos.