Missa e Novena em honra à Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Sobral

0

Aconteceu no domingo (8), a novena e santa missa para encerrar os festejos em honra à Nossa Senhora da Conceição. As missas aconteceram às 9h e 16h, presididas pelo bispo diocesano Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos e concelebradas pelo Pároco da Catedral, Padre Lucione Queiroz, Vigário Paroquial, Herlandino Sampaio, Pe. Mailson e Pe. Brito.
Dom Vasconcelos agradeceu em especial aos párocos Lucione e Herlandino pela responsabilidade em organizar aquele momento de fé compartilhado entre dezenas de fiéis na Igreja Catedral da Sé, dedicada à padroeira de Sobral.
No dia 8 de dezembro, a Igreja celebra a Imaculada Conceição da Santíssima Virgem Maria, o dogma de fé segundo o qual a mãe de Jesus foi preservada do pecado desde o momento de sua concepção, ou seja, desde o instante em que começou sua vida humana. Desde o dia 27 de novembro algumas atividades foram realizadas, como a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora da Conceição que percorreu diversos lares das famílias da Paróquia.
Em sua homilia, Dom Vasconcelos ressaltou a coragem de Maria junto com sua celebração no mundo inteiro. “Aquela que foi escolhida para pisar desde o início da humanidade, para esmagar a cabeça da serpente, para ser sacrário vivo de Deus, para ser a mãe de Deus e mãe da igreja e mãe vossa”, diz.
O bispo diocesano ainda destaca a origem do pecado e como Deus vai em busca da humanidade pecadora. “Deus criou o céu cosmo e universo, ele é o senhor dos senhores. Pensamos na criança gerada dentro da mãe, ali dentro do ventre ela tem tudo que necessita, tem água, alimento, calor, amor. Ela tem tudo que necessita para desenvolver-se. Assim também é a humanidade, a humanidade inserida no mundo, a humanidade estava mergulhada no ventre de Deus, no próprio Deus, nada lhe faltava, a humanidade era feliz e não sabia. Mas amados irmãos e irmãs, a humanidade foi tentada pelo demônio. E qual foi essa tentação? Qual foi esse pecado original, esse pecado que trouxe a desgraça para a humanidade, que fez a humanidade decair?” indaga.
“Esse pecado foi a tentação seguinte. E o ser humano, homem e mulher, cai nessa tentação. Quando o ser humano quer ser igual a Deus, ele é capaz de tudo. Quando ele se coloca no mesmo patamar de Deus, ele é capaz de cometer todo tipo de pecado. E o que foi que ocorreu depois que Adão e Eva provaram do fruto proibido? Eles procuraram se esconder de Deus. É assim que acontece quando fazemos o mal” explica o bispo.
Em seguida, a procissão seguiu com emoção, envolta de pedidos e agradecimentos, atravessando o Boulevard do Arco, passando pelo Novenário de São Francisco e Igreja Menino Deus. Após o retorno, os fiéis assistiram a benção com o Santíssimo Sacramento.
De acordo com os organizadores, a celebração foi marcada pelo envolvimento da comunidade e pastorais que passaram meses ensaiando coreografias e preparando a liturgia das missas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *