DE OLHO NA LÍN GUA - Antonio da Costa

“Márcio namora Daniela” ou “Márcio namora com Daniela”?
A primeira. O verbo namorar é transitivo direto em Português; em italiano, sim, é transitivo indireto, mas nós falamos português. Ex.: Aguinaldo namora Rita desde 1995; Jamais namoraria uma garota dessas. A preposição “com” talvez seja usada, também, por influência da regência do verbo casar ou, então, do regime do substantivo namoro. Ex.: Aguinaldo casou com Rita desde 1996; Elisabete está de namoro com Carlos.

Grátis X gratuito
Essas palavras equivalem a gratuitamente: Recebi grátis (gratuitamente) os ingressos para o jogo. Gratuito é adjetivo e deve ser usado com o verbo ser ou substantivo. Ex.: Os ingressos são gratuitos; Oferecemos ensino gratuito; Aqui, estacionamento gratuito.

Doente grave
“O estado de saúde do homem é grave”. Cuidado! Não existem doentes graves ou vítimas graves. Estado de saúdem, sim.

Goleada
Goleada í e ato de golear, ou seja, vencer por uma grande diferença de gols (= golos ou gois). Segundo o senso comum, é necessário que o time vencedor tenha feito no mínimo quatro gols: 4 a 1; 4 a 0; 5 a 2. Não deve ser usado para designar o jogo em que houve muitos gols: 5 a 4; 7 a 5; 6 a 6.

Usufluir X usufruir
A forma correta de escrita da palavra é “usufruir” (com “fr”). A palavra usufluir com “fl” está errada. Usufruir se refere ao ato de ter a posse do usufruto de álcool. Indicar também o ato de desfrutar de algo, usando-o de forma prazerosa.
O verbo usufruir pode ser transmitido direto ou transitivo indireto, com regência da proporção “de”. Assim é igualmente dizer “usufruir algo” ou “usufruir de algo”. Ex.: Você vai usufruir a herança (ou da herança) deixada por seus pais;
OBS.: Há alguns estudiosos que só aceitam com transitivo direto. Ex.: Devemos usufruir as delícias que a vida nos proporciona

Infligir X Infringir C Inflingir
Infringir significa desobedecer, transgredir, desrespeitar. Ex.: O mau motorista infringiu as leis do trânsito. Infligir significa aplicar a pena, punir. Inflingir refere-se ao ato de aplicar uma pena, um castigo ou uma punição. Já o termo inflingir (que é a grafia que o povão mais usa) não existe na língua portuguesa.

Bruxismo ou bruxismo?
A palavra bruxismo (com a letra “x” representando o som do dígrafo “ch”) significa crença nas bruxas, bruxaria, feitiço (bruxismo – s = ch).
Já em bruxismo (doença de ranger os dentes) a letra “x” representa o fonema “cs” ou “ks”, como na palavra léxico, táxi, sexo, tóxico.
É muito difícil ouvir um odontólogo pronunciar a palavra bruxismo (x = cs ou ks) corretamente. As palavras sintaxe, máximo, maximino, maximisar e muitas outras com a letra “x” têm som de “ss”: mássimo massimino, massimisar,

Melhor informado X Mais bem informado
Antes de particípio o mais aconselhável é usar “mais bem”. Ex.: Paula é a jornalista mais bem informada. No Português contemporâneo estão usando com grande frequência “melhor” em vez de “mais bem”, o que muito gramáticos condenam.

Qualidade X Boa qualidade
“O governo prima por um ensino de qualidade”. Diga sempre: O governo prima por um ensino de boa qualidade. Tudo tem qualidade, mas o que queremos é boa qualidade

(*) Professor Antônio da Costa é graduado em Letras Plenas, com Especialização em Língua Portuguesa e Literatura, na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Contatos: (088) 99373-7724

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *