Seminaristas da Teologia são instituídos ao Ministério de Leitor

0
WhatsApp Image 2024-08-02 at 21.35.39 (1)

Oito seminaristas da etapa da configuração do Seminário de Teologia Imaculada Conceição, foram instituídos ao ministério do Leitorado na manhã do dia 30 de julho, durante celebração eucarística presidida por Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, na convivência dos seminaristas que aconteceu em Camocim/CE.

Os vocacionados das três etapas formativas: propedêutico, filosofia e teologia, estiveram reunidos de 29 a 31 de julho com seus formadores para a convivência fraterna do semestre.
No ministério do Leitorado, o seminarista recebe a função de tornar-se auxiliar na liturgia da palavra, se tornando oficialmente um leitor da Igreja. Na missa e nas demais ações sagradas, será ele a fazer as leituras da Sagrada Escritura (com exceção, porém, do Evangelho).
A missa foi concelebrada pelos padres: Pe. Eudes Cruz, reitor do Seminário de Teologia; Pe. Denilson de Sousa, reitor do Seminário maior de Filosofia São João Paulo II e vice-reitor do Seminário de Teologia; Pe. Fábio Gomes, vice reitor do Seminário maior de Filosofia; Pe. Bruno de Araújo, reitor do Seminário Propedêutico São José; Pe. Francisco Wellington, vice-reitor do Seminário Propedêutico São José; Pe. João Paulo, ex reitor do Seminário de Filosofia; Pe. Edmilson Eugênio, pároco da Paróquia de São Sebastião em Ipu; Pe. Fábio Soares, pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Meruoca e Pe. José Canafístula (Berg), pároco da Paróquia da Sé e Cura da Catedral.
Foram instituídos leitores: Francisco Alex Estevão, Francisco Mateus Tomé, Francisco Samuel Paixão, José Jonatan Mariano, ambos da Paróquia de São Manuel de Marco; Francisco David Carvalho, da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Meruoca; João Victor Melo Sales, da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição – Sé Catedral; Mateus Braga de Amorim, Paróquia do Imaculado Coração de Maria e Paulo César de Sena Fontenele, Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Acaraú.
Em homilia, Dom Vasconcelos exortou os seminaristas sobre a importância de ser discípulo em todas as circunstâncias da vida. “A palavra de Deus incomoda, mas me ajuda, como uma espada de dois gumes que penetram em nosso ser. Ou eu vivo a palavra ou não vivo, ou sou quente ou morno. Desejo que o senhor  instrua vocês a serem esses portadores da palavra”, disse o bispo.
Os leitores que receberam o leitorado acolheram com docilidade, suavidade e amor a Palavra de Deus para que assim em suas vidas se revele o próprio Salvador, Jesus Cristo. De agora em diante, eles tem o ofício de proclamar a Palavra de Deus na assembleia litúrgica, educar na fé as crianças e os adultos, prepará-los para receberem dignamente os sacramentos e anunciar a boa-nova da salvação a todos aqueles que ainda não a conhecem.
Thais Helena
Jornalista – Jornal Correio da Semana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *