Rapar X Raspar
Rapar é cortar rente. Rapam-se axilas, pernas, barba e bigodes. Antigamente, com o calouro (pessoa que era aprovado no vestibular) havia o trote; A cabeça do calouro era rapada (às vezes, o corte era mal feito); Graças a Deus essa maneira de comemorar a aprovação no vestibular foi extinta. Raspar é tirar o excesso das panelas, paredes, isto é, as gorduras e outras coisas que ficavam grudadas nas panelas. Hoje nós raspamos até bilhetes de loteria: as famosas raspadinhas

Glosa X grosa
Ambas existem, mas com significados diferentes. Vejamos: glosa (com l) significa nota breve explicativa, que se apõe à margem de texto obscuro, ao lado da palavra difícil, desconhecida, estrangeira, muito técnica ou regional ou que se insere entre as linhas do texto. É uma nota explicativa ou esclarecedora do significado da palavra. Já grosa é o conjunto de doze dúzias. Ex.: Uma grosa de laranjas. Grosa é a palavra pouco usada no Português contemporâneo. Sempre dizemos doze dúzias.

Inapto X Inepto
Inapto é o mesmo que incompetente, incapaz ou que não tem aptidão. Ex.: Esse homem é uma pessoa inapta. Inepto é aquele mentalmente incapaz, ou seja, é o mesmo que é estúpido, obtuso. Ex.: Aluno inepto para formular perguntas.

Fluir X Fruir
Fluir – são estes seus dois significados principais: 1) mover-se ou correr ao longo de um leito o canal; Ex.: O rio flui para o mar; 2) circular: O sangue flui nas veias; Fruir é sentir prazer com coisa desejada ou benéfica; é sinônimo de gozar, desfrutar, usufruir. Ex.: Fruir umas boas férias: Fruir a herança.

Usufruir X Usufruir
Devemos ter muito cuidado com essas palavras. Usufluir é a palavra que muita gente usa no lugar de usufruir. Vejamos: Devemos usufruir dos bons momentos que a vida nos oferece; OBS.: Usufluir não existe na língua portuguesa.

Acostumar X Costumar
Acostumar é habituar; é fazer alguém adquirir um hábito ou costume: Ele acostumou mal os filhos. Costumar é ter por hábito ou costume: Costumo dormir cedo todos os dias;

Friento, friorento friolento
As três formas são corretas. O que acontece é que “friento” é a mais usada. As outras são também usadas, mas são pouco conhecidas. A forma “friolento” é a menos usada, pois são poucos os dicionários que a registram;

Registro X Registo
As duas formas existem e são corretas. Assim como rastro e rastro. São fomos variantes. Resistro é a forma que não existe na língua portuguesa.

“Prova dos nove” ou “Prova dos noves”?
A expressão correta é “prova dos noves”; Ex.: Tirar a prova dos noves dessa conta para evitar prejuízo para alguém.

Beneficente X Beneficiante
A palavra correta é beneficente. Ex.: É costume do pároco realizar obra beneficente, a fim de ajudar pessoas pobres e desassistidas da cidade; jantar beneficente; jogo beneficente, etc. .

(*) Professor Antônio da Costa é graduado em Letras Plenas, com Especialização em Língua Portuguesa e Literatura, na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Contatos: (088) 99373-7724.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *