Diocese de Sobral realiza 42ª Assembleia Diocesana de Evangelização
Nos dias 8 e 9 de novembro, aconteceu a 42ª Assembleia Diocesana de Evangelização no Centro de Treinamento de Sobral Dom Aldo Di Cillo Pagotto (Cetreso), com o tema: “Peregrinos da Esperança”, e o lema: “Ensinai-nos a rezar”. (Lc 11, 1).
Nesta edição, o intuito foi de favorecer espaço para reflexão com o clero e as lideranças representativas dos diversos segmentos da igreja local, para conversar e discernir acerca das atividades que envolvem as celebrações do Jubileu dos 2025 anos da Encarnação do Verbo Divino, definindo ações de acordo com o Plano Diocesano de Evangelização.
Com a participação de 160 pessoas, o encontro reuniu o clero diocesano, um representante do CPP de cada paróquia, representantes das pastorais, movimentos e serviços; religiosas, novas comunidades, entre outras representações e definiu ações pastorais importantes para a igreja particular de Sobral.
A abertura foi marcada pela Santa Missa na Capela de São José, presidida por Pe. Denilson de Sousa, Vigário Episcopal da Região Sede, na companhia dos presbíteros e auxílio dos diáconos.
Dando início as conferências, Dom Vasconcelos acolheu os presentes, e mencionou sua alegria por estar em unidade neste dia importante para a diocese. Para o epíscopo, a assembleia é o encontro mais importante na vida pastoral da igreja diocesana pois reúne todos que contribuem com o andamento pastoral da igreja. Sobretudo, uma oportunidade para conhecer novas lideranças e reencontrar outras.
Na oportunidade, o bispo diocesano anunciou a Ordenação Presbiteral dos diáconos: Eduardo Lima e Gefeson Chaves, que será no dia 11 de fevereiro de 2025 na Sé Catedral de Sobral.
O assessor do encontro foi o Coordenador Diocesano de Evangelização da Diocese de Itapipoca, Padre Arnoldo Sales. O presbítero enfatizou pontos importantes sobre o Jubileu 2025, como: “Fundamentos do Jubileu: Sagradas Escrituras e Anseios do Papa Francisco – Peregrinos da Esperança” e “Preparando o Jubileu da Esperança: Magistério Conciliar Vaticano II e Oração como Oásis de Refrigério”.
De acordo com o sacerdote, as Paróquias são como um verdadeiro ‘hospital de campanha’, um
espaço de caridade e de socorro acolhedor às vítimas da miséria social que se encontram nas comunidades. “Não podemos perder a memória de que somos herdeiros de uma Igreja Sinodal e da Caridade; como: Campanha da Fraternidade, Campanha de Evangelização e Mês da Bíblia. A esperança do Jubileu é algo em curso na Igreja do Brasil”, disse.
O sentido do jubileu nasceu do desejo do povo romano de receber indulgências num momento de mudança do século 1300. O papa concede uma indulgência de todos os pecados, não só plena e mais abundante, mas pleníssima. Padre Arnoldo citou a bula do jubileu que faz referência à esperança no plural e singular. “Devemos trabalhar no singular porque é o ‘já’ e o ‘ainda não’. Para as ações do ano jubilar é necessário identificar momentos para viver o jubileu, exprimindo a visibilidade do único acontecimento
jubilar; fazer catequese sobre indulgência”, ressaltou.
Após as conferências, os participantes foram divididos em oito grupos para a Conversa no Espírito. (Grupo I e II: Sacrosanctum Concilium; Grupo III e IV: Lumen Gentium; Grupo V e VI: Dei Verbum e Grupo VII e VIII: Gaudium et Spes Síntese). A discussão se deu através da oração à luz de textos das Constituições Conciliares, previamente selecionados pela equipe de preparação da Assembleia, considerando os pilares: Palavra, Pão, Caridade e Ação Missionária, de acordo com o Plano Diocesano de Evangelização.
Na manhã do dia 9, sábado, a programação iniciou com a Adoração ao Santíssimo ministrada pelos fundadores das novas comunidades na Capela de São José. Dando continuidade, os grupos seguiram com a conversa no espírito e posteriormente houve a partilha. No final da assembleia, Dom Vasconcelos anunciou as nomeações e transferências do clero, bem como, a renovação da provisão canônica, totalizando 38 mudanças. O bispo anunciou ainda o local dos Estágios Pastorais dos seminaristas: Lucas Barbosa, que será na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Bela Cruz; Raimundo Nonato Júnior, Paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Meruoca e Ygor Leonardo, Paróquia de São Sebastião em Ipu. A assembleia diocesana neste ano teve caráter formativo em vista da preparação do Jubileu 2025. A Diocese de Sobral agora prepara-se para vivenciar o Jubileu 2025 proposto pelo santo padre, o Papa Francisco. A abertura acontecerá no dia 28 de dezembro, na Sé Catedral de Sobral.
Thaís Helena – Jornalista – Jornal Correio da Semana