Presidente da Comissão de Cultura e Educação da CNBB recebe o Pálio das mãos do papa Francisco
A cerimônia ocorreu no Vaticano, no último dia 29 de junho, na Solenidade dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo
CNBB
O Arcebispo de Montes Claros (MG) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, dom João Justino de Medeiros e outros dois arcebispos metropolitanos brasileiros, dom Dario Campos, da Arquidiocese de Vitória (ES) e dom João Inácio Muller, da Arquidiocese de Campinas (SP) receberam das mãos do papa Francisco, o pálio – derivado do latim pallium, manto de lã – que é um símbolo de união dos pastores com o Pontífice, em cerimônia realizada no último dia 29 de junho.
Em mensagem à Igreja de Montes Claros, dom João Justino agradeceu a comunidade pela comunhão na fé, na Eucaristia e na caridade-serviço e disse que “estou muito feliz de estar em Roma em razão do serviço que a Igreja me pediu: servir o Povo de Deus da Arquidiocese de Montes Claros. Deus seja louvado”.
A cerimônia ocorreu na Solenidade dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo. Dom João Justino disse ao Portal da CNBB que concelebrar a Eucaristia com Francisco e receber o pálio das mãos dele foi um marco em sua vocação.
“Revivi o chamado de Deus desde os primeiros tempos de minha vida eclesial. Veio-me o pensamento: poderia eu imaginar que um dia estaria na Basílica de São Pedro, trazendo no coração a Igreja de Montes Claros para a qual fui enviado como pastor em nome do Senhor? Tudo é pura graça de Deus. Tudo por causa de um grande amor”, destaca.A cerimônia do Rito de Imposição do Pálio está marcada para o dia 3 de agosto, às 9h, na Catedral de Montes Claros e será presidida pelo Núncio Apostólico do Brasil, Giovanni d’Aniello.