Zênite / Zenite
Ponto da esfera celeste cortado pela vertical de um lugar. Em sentido figurado: auge, o ponto mais elevado, ápice. Ex.: Atingiu o zênite da glória, o zênite da fama. Note: É palavra proparoxítona. Já zenite (ní), paroxítona, é marca comercial de isqueiro.

Vista vermelha
Como é um sentido, a vista não pode adquirir cor. Os olhos, sim, coisa física, podem ficar vermelhos. A vista pode ficar embaçada, perturbada, curta, cansada, etc. mas colorida nunca! Exs.: Estou com a vista avermelhada de tanto chorar; Pois, continue o choro.

Visitar (Regência verbal)
Use assim: Eu ainda não vi o recitei por falta de tempo; Quando você o visitará? Muitos, no entanto, usam “lhe” no lugar de “o”, transformando o verbo transitivo direto em indireto. Que fazer?

Virtuose / virtuoso
As duas têm “o” tônico fechado: virtuôse, virtuôso (o acento é só para indicar a pronúncia). A primeira é um galicismo puro; a segunda é um italianismo puro. Não faltam aqueles que dizem “virtuóse” do piano, virtuóse do violão.
Virtuose – substantivo comum de dois gêneros, vocábulo francês, que significa artista hábil, cheio de virtude, o mesmo que v que, aliás, deve ser a forma preferida.

Vir para aqui
Aqui e aí são advérbios que não aceitam a preposição “para”, que se emprega com “cá” e “lá”. Portanto, construamos: “Venha aqui!” ou “Venha para cá!”; “Vou aí’ ou “Vou para lá”.

Vinha vindo
Correto. O verbo vir pode ser auxiliar de si próprio, assim como o verbo ir: Eu ia indo, e ela não vinha vindo.

Verruga / berruga
As duas formas existem, mas a segunda é eminentemente popular. Na linguagem elegante ou culta, prefira a primeira.

Verossimilhança
Apesar de ser assim, muita gente usa “verossemelhança”.

Vereador municipal
Visível redundância: Todo vereador é membro da Câmara Municipal. Prefeito Municipal, também é redundância.

Vereador (Regência verbal)
Rege “por”: Ele é vereador pelo PT (e não: Ele é vereador do PT); Nunca foi vereador por cidade nenhuma (e não: Nunca foi vereador de cidade nenhuma).

Variantes (Formas)
Formas duplas ou múltiplas, todas válidas, como: assovio e assobio; flecha e frecha; neblina e nebrina; plancha e prancha; flauta e frauta; treino e treno; toucinho e toicinho; relampar, relampear, relampejar, relampadar, relampaguear; sobressalente e sobresselente.

Uxoricida
Pessoa que mata a própria mulher, ou seja, indivíduo que comete “uxoricídio”. O “x” tem o valor de “ks”: uksoricida, uksorocídio. No entanto, quase só se ouve “ussoricida”, “ussoricídio”, pronúncias incorretas.

Torna a si /Tornar em si
As duas expressões existem: A moça tornou a Uo em) si; Quando tornei a (ou em) mim, já era tarde.

Todo
Em função adverbial, na acepção de totalmente, pode variar ou não: As atrizes se apresentaram na peça todo (ou todas) nuas; Ela chegou todo (ou toda) molhada; Os homens ficaram todo (ou todos) boquiabertos.

Com ele (e variações)
Não se usa “com ele” (e variações) quando o pronome se refere ao sujeito, caso em que se substitui por “consigo”. Exs.: Ele ficou revoltado consigo mesmo (e não: Ele ficou revoltado com ele mesmo); Ela não se conformou consigo mesma; Eles só estão preocupados consigo mesmos; Elas não estão satisfeitas consigo mesmas.

(*) Graduado em Letras Plenas, com Especialização em Língua Portuguesa e Literatura, na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). É, também, funcionário do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Sobral (CE). Contatos: (88) 99762-2542 e (88) 98141-2183.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *