Museu Diocesano Dom José homenageia Jurista do Império

0

Na última terça-feira, dia 30, o Museu Diocesano Dom José dentro do atual proposta de tornar o Museu mais próximo da sociedade, recebeu alunos do segundo período do Curso de Direito da Universidade Estadual Vale do Acaraú, da disciplina Teoria do Direito, ministrada pelo Prof. José Luís Lira, atualmente Diretor do Museu.
Na semana anterior, em pesquisa de rotina, o Prof. Lira localizou, nos arquivos do Museu, uma imagem do Ministro Jerônimo Martiniano Figueira de Mello (ele integrou a Suprema Corte Brasileira – atual STF, na época do Império), que, juntamente com o Pe. José Antônio Pereira Ibiapina compôs a primeira turma de bacharéis em Direito da Faculdade de Direito de Olinda, ou a Faculdade do Norte do Império do Brasil, como é dita na Lei. Ibiapina e Figueira de Mello eram os únicos cearenses nesta turma, ambos sobralenses. Consta que, ao término do Curso, o Diretor da Faculdade quis conhecer os dois mais destacados alunos da turma e ao término da conversa indagou-lhes de onde eles eram. Em resposta disseram que eram da mesma cidade – Sobral, na Província do Ceará. Então o Diretor da Faculdade, ante o saber dos jovens, afirmou: “Sobral – Cidade Luz”.
Pe. Ibiapina, do Barão de Sobral, entre outros que fizeram o mundo jurídico estão presentes no Museu, faltava Figueira de Mello. Aproveitando essa visita, o Diretor do Museu fez afixar na Biblioteca Dom Coutinho, do Museu Dom José, uma foto reproduzida da original, de Figueira de Mello e ao lado fixou, também, uma síntese biográfica do ilustre sobralense.

SERVIÇO
Visitas guiadas ao Museu, de terça a sexta-feira, de 8h30min às 11h30min e de 14 às 17hs; aos sábados, de 8h30min às 12h30min.
Entrada: R$ 6,00 adulto; estudante, criança e idoso pagam meia-entrada.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *