Banho todo dia faz mal para a sua saúde

Sabemos que desde quando criança nossa mãe tem os devidos cuidados quanto à nossa higiene nos dando sempre dois, três banhos por dia. Quando nos tornamos adultos continuamos com o mesmo comportamento de tomarmos esses banhos, dependendo do que fazemos. Muita gente, principalmente no nordeste do Brasil, Sobral, por exemplo, toma, no mínimo três banhos por dia: pela manhã, meio dia, e à noite.
Claro, isso é muito salutar. É considerado um hábito básico de higiene que deveria ser seguido por todas as pessoas, certo? Não. Segundo especialistas americanos, não é bem assim. Em vez de colaborar para a redução de infecções, banhar-se diariamente pode, na verdade, aumentar esse risco.
Os especialistas que defendem que tomar banho todos os dias faz mal à saúde explicam que ao fazê-lo está interrompendo os processos naturais da pele, cabelo e unhas.
Segundo Jéssica Ferreira da Revista Galileu (16/ago/2019) pergunta: as longas chuveiradas são os momentos dedicados para relaxar durante a rotina? O verão brasileiro é a desculpa perfeita para tomar mais de um banho por dia? Ela mesma responde: se esse é o seu caso, você pode estar mais suscetível a problemas de saúde. Ao contrário do que se costuma acreditar, tomar muitos banhos não necessariamente limpa o corpo, mas o deixa vulnerável a infecções e doenças bacterianas. Então por que, afinal, tomamos banho e com que frequência devemos fazê-lo?
Em países quentes, como é o caso do Brasil, continua Ferreira, há uma cultura de que um ou mais banhos por dia são necessários para garantir a limpeza corporal. O problema desse hábito é que isso prejudica o manto hidrolipídico, uma proteção natural produzida pelo organismo e que fica acima da camada mais externa da pele. Essa região está repleta de lipídios, moléculas orgânicas responsáveis por uma série de funções benéficas, entre elas a hidratação da pele, que nada mais é que a manutenção da água no corpo.
Não há um número certo para quantos banhos você deve tomar por semana, isso varia de acordo com o tipo de pele e clima da região. Alguns dermatologistas sugerem um banho a cada dois dias. Mas como tomar banhos diários provavelmente continuará sendo parte da sua rotina, o ideal é que eles sejam mais curtos e nunca com água muito quente. Ela deve ser preferencialmente fria ou, no máximo, morna.
Para não irritar a pele, invista em um sabonete neutro e procure, em alguns banhos, limpar somente axilas, pés, mãos, rosto e regiões íntimas. Para as outras partes do corpo, só a água já será suficiente. E da próxima vez que pensar em pular o banho, esqueça as imposições sociais e não se sinta culpado. Além de poupar o meio-ambiente e a conta de água, você estará poupando a sua pele e saúde também.
Em vista disso, caro leitor, se assim o fizer, você vai diminuir também a despesa do sabonete. Tenha um ótimo banho.
Por Salmito Campos – (samitocamposs@gmail.com)



