Conselho dos Bispos do Ceará se reúne de 14 a 16 de outubro em Fortaleza

0
WhatsApp Image 2024-10-14 at 11.29.19

O Conselho Episcopal Regional (Conser), que reúne os bispos das nove dioceses do Ceará, incluindo a Arquidiocese de Fortaleza, estará em encontro nos dias 14, 15 e 16 de outubro no Seminário São José de Teologia. O evento faz parte das atividades do Regional Nordeste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e será presidido por Dom Magnus Henrique Lopes, bispo da Diocese de Crato.
O primeiro dia do encontro (14/10) será reservado aos bispos. Após o almoço, haverá um momento privativo para os prelados. Às 18h, todos os participantes do encontro se reunirão para a celebração da Eucaristia, seguida de um jantar às 19h. A solenidade de abertura ocorrerá às 20h, com um momento de oração e as palavras de Dom Magnus, que dará as boas-vindas e apresentará o novo secretário executivo do Regional. O dia será encerrado com orientações práticas acerca do encontro e um chá às 21h30.
No segundo dia (15/10), as atividades começam com a oração das Laudes às 7h45, seguida de um momento de oração pessoal diante do Santíssimo Sacramento. A primeira conferência do dia será conduzida pelo professor Vinícius da Silva Paiva. O professor, teólogo com vasta experiência, é bacharel em Teologia, especialista em Mariologia e Doutrina Social da Igreja, e doutorando em Teologia Sistemática. Sua atuação abrange a Academia Marial de Aparecida e a Arquidiocese do Rio de Janeiro.
Após o almoço, haverá uma segunda conferência às 14h20, também conduzida pelo professor Vinícius, desta vez com foco no planejamento pastoral. O dia se encerrará com uma celebração eucarística às 18h. No último dia (16/10), haverá um encontro entre os bispos referenciais das comissões episcopais e representantes diocesanos. Entre as comissões estão as de Ministérios Ordenados e Vida Consagrada, Laicato, Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, Animação Bíblico-Catequética, Doutrina da Fé, Liturgia, Ecumenismo, Ação Social Transformadora, Cultura e Educação, Vida e Família, Juventude e Comunicação Social. O encontro será concluído com uma partilha acerca das atividades e informações sobre o ano jubilar, seguido de uma oração final. O almoço de encerramento será servido ao meio-dia.

 

Dom de Discernimento

Só vamos dar sentido a Jesus, que se colocará aqui vivo, se nós deixarmos a Palavra penetrar primeiro em nosso coração. É a palavra de Deus que nos faz olhar para a Eucaristia e ver Jesus pela fé. Pela fé nós acreditamos!
Hoje, a Comunidade reúne-se para dizer-nos a importância de se caminhar com o dom de discernimento. É fundamental para que você prossiga na perseverança. Discernir não é somente escolher.
7 passos para discernir o Caminho Vocacional
Este é o caminho que a Comunidade trilha e nos faz trilhar para podermos viver a vontade de Deus. A Comunidade nos convida a entrar na vontade de Deus e a vivê-la.
1°: Oração
Somente através da oração é que nós podemos descobrir o que é de Deus. Na oração, o Espírito Santo afina os nossos ouvidos para que possamos escutá-lo.
2°: Percepção
Para descobrir o que Deus quer de você, tem que ter a escuta, o olhar e o experimentar. Escuta-se na oração e depois se experimenta. Para isso é preciso fazer silêncio interior e exterior, para ficar atento ao que interiormente lhe move e o que exteriormente se apresenta para mim.
Perceber o que está acontecendo com a minha vida.
3°: Informação
É preciso conhecer o lugar que Deus quer que você gaste a sua vida. A Comunidade a cada dia se revela para nós e por isso precisamos estar nela para que possamos ser informados do lugar que Deus me apresenta para gastar a vida. Como você tem gastado a vida para Deus? Você tem gastado a sua vida para rezar? Ou todo seu tempo já está ocupado?
4°: Reflexão
É preciso reflexão; a vocação e o chamado são para toda a vida. Deus não nos chama para que fiquemos no meio do caminho. Por isso é importante refletir sobre você e sobre a vida que está abraçando. Por isso que o caminho vocacional é longo! Precisa ter um olhar humano e um olhar da Graça de Deus para seu caminho. Se não, será uma caminha pesada, triste e fraca.
5°: Decisão
Dizer um sim que compromete toda a vida é uma Graça. É preciso pedir ao Espírito Santo que Ele dê essa capacidade de respostas. Você não ter coragem de decidir-se por Deus é jogar a sua vida fora.
6°: Ação
A hora é de sair, de partir! Uma vez tomada a decisão, avançar e ir sem medo. Não deixe que o medo te vença! Utilize-se de todos os meios ao teu alcance para realizar o que você decidiu.
7°: Direção espiritual
Quando ousamos fazer discernimento sozinho já erramos. A escolha não é de Deus! Para discernir precisa-se de acompanhamento pessoal. É preciso mostrar o caminho.
Não tenham medo de ser orientados! Não tenhamos medo!
Francisco Adriano Silva
Cofundador da Comunidade Filhos de Sião

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *