Correio da Semana: 103 anos de história

0
Jornal Correio da Semana Nº 890-1

Era domingo de Páscoa, 31 de março de 1918, Pontificado de Bento XV, genovês, que, em 1915, criou a Diocese de Sobral. Os sinos da Catedral tocavam alegremente para celebrar a Ressurreição de Cristo. Surgia um jornal semanal pertencente à Diocese de Sobral, então, com menos de 3 anos de instituição. Na Sobral, literalmente de Dom José, no Domingo de Páscoa, circulava o primeiro número do Correio da Semana, tendo como redator o Padre Francisco Leopoldo Fernandes Pinheiro, primeiro Cura da Sé Sobralense, que 4 anos depois (1922) foi um dos fundadores e primeiro presidente da Academia Sobralense de Letras que teria pensado o jornal junto com o Padre José de Lima Ferreira, primeiro Vigário da Paróquia do Patrocínio.
Cento e três anos… muita coisa mudou. Findou a Primeira, teve início e conclusão a Segunda Guerra, a sociedade começou a mudar, primeiros colabores e o fundador do jornal faleceram, personalidades surgiram e desapareceram neste mais de século do Correio da Semana que se digitalizou e para gáudio nosso mantém a edição impressa, se constituindo o mais antigo jornal do Ceará em circulação.
Em suas páginas ficaram gravadas a História de Sobral, de suas paróquias; das paróquias das atuais Dioceses de Crateús e de Tianguá; do velho Seminário São José da Betânia, cantado em prosa e em verso, principalmente nos versos do ex-aluno e poeta maior Pe. Osvaldo Carneiro Chaves; da Academia Sobralense de Letras, de 1922, fundada pelo Pe. Leopoldo Fernandes; da Academia Sobralense de Estudos e Letras, de 1943, fundada pelo Mons. Vicente Martins, que por decisão de seus membros, sucede a anterior; da jovem Academia Sobralense de Letras Jurídicas, por mim fundada; da Faculdade de Filosofia Dom José (extinta), fundada por Dom José Bezerra Coutinho; da Universidade Vale do Acaraú, depois transformada em Universidade Estadual Vale do Acaraú, fundada pelo Mons. Francisco Sadoc de Araújo; da transformação da Cidade em Cidade Universitária com a chegada de universidades públicas e institutos, centros universitários; as posses de prefeitos, vereadores e outras autoridades civis, militares, eclesiásticas, com destaque para os nossos bispos, Dom José Bezerra Coutinho (bispo auxiliar, 1956, depois Vigário Capitular – 1959/61); Dom João José da Mota e Albuquerque (1961), Dom Walfrido Teixeira Vieira (1965), Dom Aldo de Cillo Pagotto (1998), Dom Antônio Fernando Saburido (2005), Dom Odelir José Magri (2010) e de nosso atual Bispo e Pastor Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos (2015). Ultimamente registrou as questões tão dolorosas da pandemia, mas, é o papel da imprensa, divulgar com seriedade as notícias, mesmo que elas sejam desagradáveis.
Que as páginas do Correio da Semana continuem a levar aos nossos lares a boa-nova, a boa-notícia!
Parabéns a todos os que o fizeram e o fazem nestes 103 anos… (Professor Lira)

Maquinário de impressão do Jornal Correio da Semana

O Maquinário adquirido pela Diocese de Sobral no mercado tipográfico era composto por suas máquinas antigas, uma Italiana da marca Augusta Torino (1910), da empresa Unione Nazionale Fenderie Caracteri e Fabrice machine da empresa Francesa de marca alauzet Breveté, produzida pela CGDC/Paris Ex-Press. Com o passar do tempo, as dumas máquinas foram substituídas pela impressora Linotipo, fabricada nos EUA, considerada à época, o mais avançado maquinário de impressão de jornais. No dia 31 de Março de 1918, começou a circular a 1ª edição do “ Correio da Semana”, tendo como seu fundador e patrocinador Dom José Tupinambá da Frota, seu 1 diretor foi o Pe. José de Lima Ferreira e seu redator o Pe. Leopoldo Fernandes Pinheiro.
Criado no dia 31 de Março de 1918 por Dom José Tupinambá da Frota, então Bispo Diocesano de SOBRAL, para ser o principal órgão de divulgação da Diocese. Na sua brilhante trajetória, passou por diversas fases. A história registra o acompanhamento do apostolado do seu fundador até seus últimos instantes da vida atribulada e profícua do nosso Bispo Conde. Foi veículo informativo para as ações do segundo bispo de SOBRAL, Dom João José da Mota e Albuquerque, esteve presente em todo episcopado de Dom Walfrido Teixeira Vieira, mostrou aos leitores a administração de Dom Aldo Di Cillo Pagotto, do proficiente trabalho evangelizador de Dom Antônio Fernando Saburido, O.S.B, hoje, Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Odelir José Magri, bispo de Chapecó e Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, atual Bispo desta centenária Diocese. Com o passar do tempo, o CORREIO DA SEMANA superou a sua missão inicial, e sem perder as raízes de sua linha editorial, passou a ser o principal órgão de notícias e informações de toda a região noroeste do estado do CEARÁ. Acompanhando a evolução dos tempos, adequando-se aos avanços da tecnologia e modernidade, e satisfazendo as exigências dos leitores, que acompanham os fatos do dia-a-dia das cidades que gravitam em torno da Princesa do Norte, o CORREIO DA SEMANA passou também a retratar ações e potenciais valorosos de nossa gente, a resguardar a cultura em uma oficina sempre viva de riquezas e expressões alinhadas aos anseios da coletividade. Parabéns, CORREIO DA SEMANA, o jornal mais antigo em circulação no ESTADO DO CEARÁ!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *