Diocese de Sobral participa do Seminário Virtual Internacional “Nos passos do Padre Ibiapina (1806-2021)”
Por Redação – Jornal Correio da Semana
Promovido pela A Fundação Cariri – FUNCAR, instituição filantrópica, sem fins lucrativos, com sede em Crato, Ceará, Brasil que atua nas mais diferentes áreas do conhecimento há 16 anos, o Seminário Virtual Internacional “Nos passos do Padre Ibiapina (1806-2021)” foi promovido na manhã de quinta-feira, dia 5, rememorando os 215 anos de nascimento, em Sobral, do Pe. Dr. José Antônio de Maria Pereira Ibiapina.
A Dra. Antônia Lasdislau, presidente da Fundação Cariri (Funcar), fez a abertura, acolhendo a todos os palestrantes e em seguida passou a palavra ao Bispo Diocesano de Sobral e presidente do Regional Nordeste 1 da CNBB, Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos que falou da alegria de ser bispo de uma Diocese centenário e que possui quatro filhos candidatos à santidade, incluindo o Pe. Ibiapina. Na sequência, Dom Vasconcelos informou que em atendimento a pleito da Ordem dos Advogados do Brasil Ceará Subseção de Sobral e da Academia Sobralense de Letras Jurídicas (ASLEJUR), por seus representantes legais, em data de 4 de agosto de 2016, Rafael Pereira Ponte e José Luís Araújo Lira, decretou o Padre Doutor José Antônio de Maria Pereira Ibiapina, patrono dos Advogados, Professores Universitários e demais operadores do Direito, perante o povo de Deus Católico, em todo o território Diocesano desta Diocese de Sobral.
Em seguida falaram o Pe. Aurélio Miranda, da Diocese de Guarabira e reitor do Memorial e Santuário do Padre Ibiapina; Pe. Erivaldo Ponte, da Diocese de Sobral, sobre a vida e a obra do Pe. Ibiapina; Dr. Paulo Quezado, advogado, sobre o Ibiapina Político; Profa. Dra. Fátima Pinho, da URCA, sobre a religiosidade popular; Pe. José Flóren, da Diocese de Guarabira, sobre o início da causa de beatificação e de canonização; Prof. Dr. José Luís Lira, da Diocese de Sobral, sobre o jurista Ibiapina; Pe. Thales Eduardo Figueiredo, sobre o peregrino da Caridade; Prof. Durval Leal Filho, sobre os caminhos do Pe. Ibiapina e, finalizando, direto de Roma, o Dr. Paolo Vilotta, postulador da Causa de Beatificação do Pe. Ibiapina, sobre o andamento e fase atual da Causa.
Ao final, Dom Vasconcelos homenageou o Mons. Francisco Sadoc de Araújo, a quem também o Prof. José Lira ofereceu sua palestra, pela sua importância para a Diocese e para a Causa de Beatificação e de Canonização do Pe. Ibiapina.
Encerrando a Profa. Antônia Lasdislau, agradeceu a todos e encerrou o Seminário. Na data natalícia do grande sobralense Pe. Ibiapina, a Diocese de Sobral, o Brasil e porque não dizer o mundo se voltaram à sua memória.
O evento foi transmitido por redes sociais e pela TV Assembleia Legislativa da Paraíba, contou com a colaboração da Diocese de Sobral, Diocese de Guarabira e Diocese de Crato e apoio da Universidade Federal da Paraíba-UFPB, Universidade Regional do Cariri (URCA) e TV Assembleia Legislativa.