Solenidade do Crisma e bênção dos Óleos Santos é realizada na Catedral da Sé, em Sobral
Por Samuel Carvalho – Redação Correio da Semana
Aconteceu na Catedral da Sé, na última quarta-feira (04) às 9h00 da manhã a solenidade do Crisma e bênção dos Óleos Santos. A missa também celebrou o Dia do Padre e a memória de São João Maria Vianney, padroeiro dos padres, onde esteve presente cerca de 90% dos sacerdotes da diocese, além de seminaristas e religiosas e povo em geral. A celebração Eucarística ocorreu obedecendo às normas de distanciamento social, com uso obrigatório de máscara, álcool 70% e transmitida ao vivo nas redes sociais da paróquia.
Durante a missa foi inaugurada a restauração da tela do Altar-Mor da Igreja da Sé, que também foi abençoada pelo bispo. “Nela podemos contemplar a imagem de Cristo Jesus entregando ao apóstolo Pedro as chaves da igreja. Essa restauração foi feita com recursos próprios desta paróquia”, relatou Dom Vasconcelos antes de abençoar a tela que fica suspensa no altar da Catedral.
Na Homilia, o bispo ressaltou sua gratidão a cerca de sua missão. “Antes de tudo gostaria de louvar a Deus que um dia nos chamou, nos consagrou e nos enviou. Gostaria, do mais profundo do meu eu, reconhecer e agradecer todo o trabalho que tem feito na nossa diocese de Sobral anunciando com a palavra e com a vida Cristo Jesus, o ungido do pai.” Dom Vasconcelos também saudou todos os sacerdotes presentes, os que não puderam comparecer, seminaristas e religiosas.
Dom Vasconcelos também dedicou sua homilia a homenagem de São João Maria Vianney, conhecido como Cura D’Ars, onde ressaltou sua integridade de fé como sacerdote, que se pôs a frente de qualquer coisa para anunciar a palavra de Deus. “Ele (São João Maria Vianney), não se incomodou com os desafios proporcionados pela pobreza do lugar para o qual foi enviado, não se incomodou com o ativismo político, com a grande revolução não só política e também ideológica que agitava particularmente seu país. Não se incomodou com a atitude do seu Bispo Diocesano que o enviou para lugar tão austero. Preocupou-se apenas em não medir esforços para conduz todos ao encontro de Cristo”, disse o Bispo.
Após a homília aconteceu a renovação das promessas sacerdotais do clero diocesano na presença do Bispo Dom Vasconcelos. Após esse momento, houve a benção dos santos óleos e consagração dos óleos do Crisma que serão utilizados as ordenações episcopais e sacerdotais, consagração de igrejas e altares, ritual do batismo e crisma. Também foram abençoados os óleos de batismo e o óleo dos enfermos.
Ao fim da Missa, Dom Vasconcelos homenageou os sacerdotes com uma salva de palmas e destacou o aniversário do padre Uli Endress. Após a celebração eucarística, aconteceu um almoço em comemoração à data festiva para os padres.