Dom Vasconcelos empossa Pe. César Evangelista como novo pároco da Paróquia de São Luiz Gonzaga, em Padre Linhares
A paróquia de São Luiz Gonzaga, em Padre Linhares, pertencente ao município de Massapê, recebeu Pe. César como novo pároco, empossado em uma missa presidida no sábado (25) pelo bispo Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos e concelebrada pelos padres Gonçalo de Pinho Gomes, Marcos Neves de Oliveira e José Lucione Queiroz Holanda.
Dando início a homilia, Dom Vasconcelos destaca o decreto do santo Papa Francisco de celebrar o domingo (26) como uma solenidade com enfoque na palavra de Deus. “Atualmente a igreja celebra o dia da bíblia no último domingo de setembro. “Mas atendendo ao pedido do papa Francisco, celebrará amanhã este dia solene”, o bispo diocesano conclui que “Jesus é a palavra final de Deus”, complementa.
“Quem de nós não precisa de conversão?” foi a pergunta de Dom Vasconcelos para quem acompanhava a tomada de posse do novo pároco. Conversão, segundo Dom, é a mudança de direção, que se alinha com a história de Saulo, que viria a ser São Paulo, que presenciou o martírio de Estevão. “Segundo alguns estudiosos bíblicos, a conversão de São Paulo não aconteceu só no caminho de Damasco, a conversão de Saulo começou a acontecer naquele momento. Paulo começou a perceber a injustiça que foi feita e a pensar”, ressalta. “O processo de conversão requer mudança de vida. Se você conduzia, você agora vai ser conduzido”, e o senhor conduziu Paulo que se tornou um grande apóstolo.
Dom Vasconcelos conclui a homilia deixando Pe. César na paróquia de São Luiz Gonzaga para anunciar o evangelho. “Eu tive a oportunidade de mais uma vez visitar a paróquia que padre César assumiu. Ele tem um dom, um talento que poucos têm, de visitar as casas, as famílias. Ele será um mensageiro de Deus”, diz.
“Eu preciso de vocês”
De acordo com a acolhida, a paróquia aguardava Pe. César para lutar por uma igreja de comunhão e participação sonhada por Jesus Cristo.
Quando tomou a palavra, Pe. César lembrou de como foi feliz na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Martinópole, na qual passou sete anos. Entretanto, o pároco afirma seu desejo de amar a comunidade onde estava sendo empossado. “Eu preciso de vocês, me ajudem, frequentem a igreja de vocês”, pede.
“Eu convido vocês, vamos sair de casa, vamos valorizar essa igreja porque essa igreja é maravilhosa. Vamos valorizar nossa igreja católica porque aqui foi onde nascemos, foi onde conhecemos Jesus. Acolho com carinho a todas comunidades da nossa paróquia, algumas já visitei”, conta. Pe. César falou o nome de todas as pessoas com quem ele teve contato e citou lugares que ele pretende conhecer. Parafraseando Dom Vasconcelos, o pároco César realmente tem o dom que poucos têm, de visitar casas e famílias.