Duas novas estações de tratamento de água começarão a funcionar até o final do ano que vem em Sobral

0

Atualmente o município conta com duas estações, mas devido ao crescimento da cidade e a demanda pelo recurso, duas novas ETA’s estão sendo construídas; uma no bairro Dom Expedito, outra no Sumaré

O município de Sobral ganhará o apoio de mais duas ETA’s (Estações de Tratamento de Água) até o final do ano que vem. Atualmente, a cidade conta com apenas duas estações; uma localizada no bairro Dom Expedito, outra no bairro Sumaré. Por consequência do crescimento da cidade e, da demanda pelo recurso, o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sobral), com apoio e incentivo da Prefeitura de Sobral, visa melhorar a distribuição do recurso com as novas estações, que estão sendo construídas nos mesmos bairros das já existentes.
A atual ETA no bairro Dom Expedito abastece o Centro, parte da Cohab I e II, Sinhá Sabóia e distrito de Caioca. Já a do bairro Sumaré abastece o restante da cidade. De acordo com o diretor presidente do SAAE, Edmundo Rodrigues Júnior, o prefeito da cidade, Ivo Gomes, tem todo um interesse rápidopara que a distribuição de água em Sobral seja eficaz; e o funcionamento de duas novas estações de tratamento possibilita o resultado esperado: “A nova estação no Dom Expedito fica pronta até março de 2020, e a outra ETA no Sumaré, acredito que em dezembro do ano que vem esteja funcionando também”, ressalta.

Processo de tratamento
A água bruta, como é chamada, chegaa Sobral dos rios Jaibaras e Acaraú e passa pelas etapas de coagulação, floculação, decantação, filtração e desinfecção com cloroaté ficar disponível para consumo humano. Segundo o tecnólogo em saneamento ambiental do SAAE, Renan Gonçalves, na primeira etapa, que é a coagulação, é onde se recebe produtos químicos responsáveis por fazer a remoção da sujeira da água: “Esses produtos são os Polímeros e o Policloreto de Alumínio, que é coagulante primário, ondejunto com os polímeros vão fazer com que essa sujeira que está dissolvida na água seja retirada”, enfatiza.
Ainda na etapa da coagulação, para ocorrer a mudança necessária, algumas estruturas físicas fazem a remoção. Renan afirma:“A primeira estrutura é a Calha, que vai favorecer a reação desses produtos químicos porque ela tem uma agitação rápida que vai contribuir e,simultaneamente, esse produto químico colocado na água vai fazer sua reação, e irá acontecer essa separação da sujeira que está dissolvida na água”, aponta o tecnólogo em saneamento ambiental do SAAE.
Segundo Renan, em seguida temos a etapa de floculação: “São os floculadores que irão receber a água já coagulada, e dentro dessa estrutura irão favorecer a produção de flocos, que é em resumo,a sujeira da água fazendo um processo de separação sólido-líquido. Assim, chegamos à quarta etapa que é a decantação (processo que ocorre nos decantadores, que recebem os flocos já formados pelas etapas anteriores e, vão fazer com que eles desçam para o fundo e sedimentem por gravidade). Durante essa sedimentação a tendência é que a água saia bem límpida na parte superior e, a maior parte dos flocos fique na parte inferior”, explica ele.
Os flocos são removidos na etapa da filtração. Como garante o tecnólogo: “A filtração ocorre no movimento da água descendente, ondena água com uma média de 30% dos flocos, irá passar de cima para baixo no leito filtrante onde vai ficar aderido. Esse leito adere esses flocos para que no processo de lavagem, que chamamos de lavagem e filtro, os mesmospossam ser removidos totalmente”, conclui Renan.

Esgoto
De acordo com o diretor presidente do SAAE, além da construção das novas ETA’s, o município de Sobral ganhará também mais redes de esgotos: “Hoje, 60% da zona de Sobral tem tratamento de esgoto. E o prefeito decidiu fazer mais agora; nos 13 bairros que estão faltando. Assim, Sobral vai ficará com 100% de esgotamento sanitário. Isso já está em fase de licitação”, revela Edmundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *