Em Sobral, Paróquia do Cristo Ressuscitado tem novo pároco
Na última quarta-feira, 27 de dezembro, o Padre Raimundo Nonato Leonardo Bastos foi apresentado e empossado na Paróquia do Cristo Ressuscitado em Sobral. A Missa com Rito de Posse Canônica foi presidida por Dom Vasconcelos, bispo diocesano, na igreja matriz.
O novo pároco é natural de Taperuaba/Ce, e foi ordenado presbítero em 20 de março de 2006 por Dom Fernando Saburido, OSB. Tendo assumido já inúmeras funções em território diocesano, o sacerdote que anteriormente era o ecônomo da Cúria Diocesana, assumiu em 12 de setembro deste ano em curso, a direção do Complexo do Hospital do Coração que além do hospital compreende o Hotel Visconde, Abrigo Sagrado Coração de Jesus, e a Santa Casa de Misericórdia, atualmente sob intervenção da Prefeitura Municipal de Sobral.
A provisão canônica foi lida pelo chanceler da Cúria Diocesana, Monsenhor Nonato Timbó, na qual nomeia o sacerdote como pároco da referida paróquia, reitor do Santuário Tabor da Mãe Rainha e Assistente Eclesiástico do Terço dos Homens. A liturgia do dia trouxe os escritos do apóstolo amado, João. Dom Vasconcelos falou sobre a trajetória do discípulo, aquele que esteve aos pés da cruz e Jesus entregou o a Maria para que ela pudesse ser sua mãe e ele seu filho, desta forma, toda a humanidade ganhou uma mãe. O evangelista João foi o último dos discípulos a ir para a eternidade e esteve nos momentos mais importantes da vida de Jesus.
“São João quando chegou ao santo sepulcro e viu o sudário enrolado, acreditou que Jesus realmente havia ressuscitado, desde então ele aprendeu a perceber os sinais. João era discípulo de João Batista, foi discípulo de Jesus, evangelista e entre outras coisas. Assim é o Padre Nonato, ele já teve várias funções e hoje assume outras. Portanto, é necessário que ele saiba que não veio semear em pedregulhos, na seca, mas onde outros passaram antes dele. Ele vem para colher frutos deixados por grandes mestres, e faço referência ao Monsenhor Sadoc, que com a sua inteligência e brincadeira, fez muitas coisas, deixou uma paróquia viva e o Padre Nonato chega para assumir uma igreja aberta, em missão, em saída. E quem irá guiá-lo é o Espírito Santo. Assim como João cuidou da virgem Maria, Jesus também chama o pároco para cuidar desse povo de Deus, ele tem muitas missões mas nada o faz mais feliz do que ser padre e poder assumir os sacramentos”, disse Dom Vasconcelos.
A celebração deu continuidade com o rito de posse canônica. No final, a Paróquia do Cristo Ressuscitado apresentou ao pároco todos os seus grupos, pastorais e movimentos. Uma paroquiana manifestou palavras de acolhida, assim como uma ex-paroquiana homenageou e agradeceu ao Padre Nonato por todos os seus feitos em Santana do Acaraú.
Para os sobralenses, é impossível ir a matriz do Cristo Ressuscitado e não lembrar do Monsenhor Sadoc e de seus feitos, sobretudo a criação da paróquia. E não foi diferente com o novo pároco, ele lembra com carinho de seus ensinamentos e feitos na cidade. “Pesa sobre mim uma responsabilidade que é suceder o Monsenhor Sadoc, criador desta paróquia, que foi meu professor. Ele era bastante visionário, criou uma faculdade em Sobral e aos poucos foi ampliando. Já participei muitas vezes das missas nesta igreja, nunca pensei que voltaria como pároco, pois eu vinha aprender e escutar a sabedoria do Padre Sadoc. E peço a ajuda de vocês para trabalharmos juntos para manter viva essa paróquia e o legado deste grande sacerdote”, disse Padre Nonato.
Tendo sido empossado, o sacerdote agora é o 5º pároco, e chega para dar continuidade aos trabalhos de seus antecessores.
Thais Helena – Redação Jornal Correio da Semana