IV Salão Universitário da UFC
A Pró-Reitoria de Cultura e o Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (UFC) lançaram, dia de 11 de novembro, o IV Salão Universitário, após 40 anos desde a última edição. Evento acontece em parceria com a Fundação Nacional de Artes, com o projeto Artes Capitais.
A exposição, gratuita e aberta ao público, segue até 26 de janeiro de 2024, em Fortaleza (Avenida da Universidade, 2854, Benfica). Estão expostas obras de 75 estudantes de todos os campi da UFC. O objetivo é a valorização, reconhecimento e fomento de jovens talentos.

Curso de magistério indígena
A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), com sede em Sobral, fez a outorga de grau a 66 professores indígenas, através do curso Cuiambá, tornando os educadores habilitados para atuação intercultural em nove escolas das aldeias Tremembé, em Itarema e Acaraú.
O curso foi realizado em uma rede de parcerias entre a UVA, a Secretaria da Educação do Ceará, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Conselho Indígena Tremembé de Almofala, Secretaria de Educação de Itarema e a Igreja Metodista do Brasil.

Semifinalista do Prêmio Jabuti

Escritor sobralense Zé Wellington concorre na categoria Romance de Entretenimento
O sobralense Zé Wellington está entre os semifinalistas do Prêmio Jabuti 2023, uma das premiações de literatura mais importantes no Brasil, com o livro “Mata-mata: versão estendida”, categoria Romance de Entretenimento. Divulgação dos finalistas será no dia 21 de novembro.
Livro foi lançado em 2022 pela editora Draco. O autor, Zé Wellington (José Wellington Alves Grangeiro Filho), é músico, administrador, escritor, roteirista de histórias em quadrinhos. Também atua como professor universitário e consultor de marketing na cidade de Sobral (CE).

 

 

Cordel a serviço da negritude
Uma reflexão sobre a presença negra na literatura de cordel foi lançada em livro do jornalista Alberto Perdigão. “Pretos e Pretas na Literatura de Cordel”, obra de sua autoria, é uma coletânea de dez artigos que analisam folhetos de cordel com temas relacionados a negritude.
Lançamento em Fortaleza teve três eventos: o primeiro, no restaurante Cantinho do Frango, em 3 de novembro; na sequência, dia 4, na Embaixada da Cachaça; e no dia 9, o autor se reuniu com o público na Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), com roda de conversa.

Mestre Macaúba do Bandolim
Maior bandolinista do Ceará e referência na cena artística estadual, Mestre Macaúba do Bandolim completou 80 anos em 31 de julho. Agora, em novembro, acontece uma homenagem especial para ele na Caixa Cultural Fortaleza. Evento, com acesso gratuito, teve início no dia 5.
Show “Macaúba 80” está sendo realizado ao ar livre, na Caixa Cultural, com repertório tradicional do choro e samba. Programação prosseguiu no dia 12 e será encerrada domingo (19), com a presença de talentos da nova geração que fazem parte da história do instrumentista.

Dica da Coluna
Leia o Blog do Edilson (www.blogdoedilson.com.br): Cultura, educação, política e utilidade pública.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *