UFC tem 34 vagas para professor
Universidade Federal do Ceará (UFC), através da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, recebe inscrições, a partir de 21 de fevereiro, para seleção de 34 professores substitutos em Fortaleza e nos campi de Crateús, Quixadá, Sobral e Russas, em diferentes setores de estudo.
São ofertadas 23 vagas na Capital e 11 nos campi do Interior. Informações sobre prazo de inscrições, lotação e regime de trabalho das vagas, titulações exigidas, valores de inscrição e documentação necessária estão detalhadas no edital 14/2024 e no site https://progep.ufc.br.

Especialização em Saúde Mental
Com o intuito de capacitar profissionais em saúde mental utilizando modernos aspectos teórico-práticos da psicologia, psiquiatria e psicopatologia, a Universidade Estadual do Ceará (Uece) abre inscrições para a 19ª turma da Especialização em Saúde Mental, em Fortaleza.
São ofertadas 35 vagas e o curso tem duração de 18 meses, com previsão de início em março de 2024 de forma presencial, no Campus Itaperi. As inscrições prosseguem até 29 de fevereiro. Para mais informações entre em contato: (85) 3101-9826 ou saude.mental@uece.br.

Projetos estratégicos das eleições

Desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, presidente do Tribunal Regional Eleitoral
Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, coordenou, dia 15 de fevereiro, reunião do Planejamento Integrado das Eleições de 2024, que detalha atividades relacionadas às ações de infraestrutura, logística e capacitação.
A pauta também constou de debate sobre alistamento eleitoral, registro de candidaturas, votação, apuração, totalização, divulgação dos resultados, prestação de contas e diplomação. O objetivo é a realização do processo democrático com legitimidade, segurança e transparência.

Livro ‘Tempo de caju’ no carnaval
O livro ‘Tempo de caju’, da escritora cearense Socorro Acioli, teve letras transformadas em adereços na Sapucaí, sendo uma das inspirações para o desfile da Mocidade Independente de Padre Miguel, no Rio de Janeiro. A escola colocou a fruta como símbolo de brasilidade.
A sinopse da obra contextualiza que o menino Porã vive num povo indígena no qual a idade dos membros é contada pelas castanhas de caju que cada um vai acumulando. No caso, a temporada da fruta, adorada e esperada por todos, marca também a passagem do tempo.

Morre o humorista Paulo Diógenes
Grande perda no cenário humorístico cearense. No dia 14 de fevereiro morreu, aos 62 anos de idade, Paulo Diógenes, criador da personagem Raimundinha. Também foi vereador em Fortaleza. Atuou pela promoção da cultura, dos direitos humanos e do enfrentamento às drogas.
Nascido em 1961, no Rio de Janeiro, mas criado em Fortaleza, Paulo Diógenes era filho de Sueli dos Santos e do ex-deputado estadual Osmar Maia Diógenes. Iniciou carreira no humor nos anos 1980 quando cursava Comunicação Social na Universidade Federal do Ceará (UFC).

Dica da Coluna
Leia o Blog do Edilson (www.blogdoedilson.com.br): Cultura, educação, política e utilidade pública.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *