Homenagem ao artista Belchior
Vai à sanção presidencial projeto de lei do deputado federal Leônidas Cristino, que denomina Antônio Carlos Belchior o Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza, no Mucuripe. Belchior morreu em 2017, aos 70 anos, mas suas músicas fazem sucesso até hoje.
O projeto, aprovado no dia 19 de março, teve relatório favorável do senador Cid Gomes, que destacou a arte do cantor e compositor cearense Belchior, consagrado como um dos grandes nomes da música popular brasileira. O artista nasceu em Sobral, no dia 26 de outubro de 1946.

Estreia de três filmes cearenses
Três premiados longas cearenses que se destacaram no circuito de festivais durante o ano passado terão estreia no circuito comercial em 2024 em todo Brasil, a partir do trabalho da distribuidora mineira Embaúba Filmes, que já tem experiência com produções do Estado.
Expectativa de repercussão de público e crítica é positiva. “A Filha do Palhaço”, de Pedro Diógenes, tem lançamento dia 2 de maio; “Estranho Caminho” (Guto Parente), em 1º de agosto; e “Quando Eu Me Encontrar” (Michelline Helena e Amanda Pontes), 19 de setembro.

Morre teatrólogo Oswald Barroso

Oswald Barroso foi referência nas artes cênicas com trabalho engajado socialmente
O teatrólogo Oswald Barroso morreu, aos 76 anos, dia 22 de março. Ao longo de mais de 50 anos de carreira, foi ator, diretor, pesquisador, poeta, escritor, produtor, jornalista, entre outros papéis na cultura cearense. Desde a juventude teve forte relação com o teatro de grupo.
Oswald publicou 25 livros com artigos, biografias, poesia, reportagens, textos para teatro, estudos e organização de antologia, textos e estudos sobre cultura popular. Recebeu, entre outros, o Prêmio Estado do Ceará (1985) e Prêmio Estímulos à Dramaturgia (1996) – Funarte.

Tetê Espíndola completa 70 anos
A surpreendente e espontânea viralização recente de “Escrito nas Estrelas”, música da cantora sul-mato-grossense Tetê Espíndola, não é exatamente uma novidade na trajetória da faixa. Uma “primeira onda” de sucesso se deu já na época do lançamento, há quase 40 anos.
De volta às paradas e introduzida a novas gerações, Tetê festejou 70 anos de vida no dia 11 de março. Para 2024, pretende não apenas celebrar este marco, mas também disponibilizar discos nas plataformas de streaming, lançar trabalhos inéditos e circular com shows pelo País.

XIV Bienal Internacional de Dança
O que o envelhecimento significa para a dança? E quais políticas públicas existem para combater o etarismo nas artes? São questões que guiarão todos os passos da XIV Bienal Internacional de Dança do Ceará. O evento inicia no dia 28 de março e segue até 7 de abril.
Ao todo, cinco cidades receberão o projeto. Fortaleza, Paracuru, Pacatuba, Itapipoca e Trairi sediarão espetáculos, oficinas e vivências com destaque para a questão do envelhecer bailando. O recorte, além de generoso, abraça nomes de várias partes do Brasil e do mundo

Dica da Coluna
Leia o Blog do Edilson (www.blogdoedilson.com.br): Cultura, educação, política e utilidade pública.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *