Episcopado Cearense se reúne na Serra da Meruoca

0

Os bispos do Regional Nordeste 1 estiveram reunidos de 9 a 12 de setembro na Serra da Meruoca, território diocesano de Sobral, para reunião, fortalecendo os laços de comunhão e oração entre os pastores da igreja do Ceará.
De acordo com a CNBB, em 1964, na VI Assembleia Geral Ordinária da CNBB, realizada em Roma, em setembro/outubro, durante o Concílio Vaticano II, foram votados os desdobramentos de alguns Secretariados Regionais. Na sessão plenária do dia 30 de setembro de 1964, foi aprovado o desdobramento do Secretariado Regional Nordeste, em três Regionais: Nordeste 1 (Maranhão, Piauí e Ceará); Nordeste 2 (Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas); e Nordeste 3 (Bahia e Sergipe).
Na XVI Assembleia Geral do Regional Nordeste 1, realizada em Teresina-PI, de 4 a 9 de janeiro de 1980, foi votado pelos participantes do Regional Nordeste 1 o desdobramento do próprio Regional, passando a se chamar Nordeste 1, somente o Estado do Ceará. Os Estados do Maranhão e Piauí constituíram o Regional Nordeste IV. Tal votação foi ratificada pela Assembleia da CNBB Nacional, realizada em Itaici – São Paulo, de 5 a 14 de fevereiro do mesmo ano.
O Ceará abrange nove Dioceses: Fortaleza (Arquidiocese); Crato, Crateús, Iguatu, Itapipoca, Limoeiro do Norte, Quixadá, Sobral e Tianguá.
Na terça-feira, 10 de setembro, os bispos celebraram no findar da tarde a santa eucaristia na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição em Meruoca. A missa foi presidida pelo arcebispo emérito de Fortaleza, Dom Aparecido Tosi e concelebrada por padres diocesanos e demais bispos.
Em homilia, o arcebispo emérito falou sobre a missão do povo e dos bispos que em unidade caminha rumo a glória celeste. “A nossa missão como bispos é manter a união do povo com Deus e entre si, e é por isso que nos encontramos, para nos ajudarmos e estarmos realmente unidos. Jesus com a luz do espírito santo está nos iluminando neste serviço para o povo de Deus. Mas, não é somente entre nós, mas nas paróquias e comunidades, onde tivermos e onde houver o povo cristão”, disse.
Uma criança, representando o povo meruoquense, homenageou os bispos com uma mensagem fraterna, e como gesto de carinho, receberam rosas. “Nesta noite a nossa prece é que Deus continue abençoando os sucessores dos apóstolos, conservando-os na fidelidade e perseverança”, disse.
O encontro dos bispos findou no dia 12 de setembro, e os príncipes da igreja retornaram a sua missão pastoral reavivados pelo ardor missionário.
Thais Helena – Jornalista – Jornal Correio da Semana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *