Equipes do Terço dos Homens participam de 5º Encontro Diocesano
A manhã deste domingo, 08 de setembro, foi especial para as variadas equipes do Terço dos Homens da Diocese de Sobral. Homens de todas as idades participaram do 5º Encontro Diocesano na igreja matriz da Paróquia do Cristo Ressuscitado.
A programação iniciou às 7h com a meditação dos mistérios do santo terço e pregação ministrada pelo diácono Hermenegildo, e em seguida da adoração ao Santíssimo Sacramento ministrada pelo missionário, Alexandre Melo.
Como marco e encerramento da programação, Dom Vasconcelos, bispo diocesano, presidiu a Santa Missa em Ação de Graças. Em torno da mesa do altar, concelebraram os padres: Pe. Nonato Bastos, pároco da referida paróquia; Pe. Denilson de Sousa, reitor do Seminário Maior de Filosofia e Pe. Fábio Mota, pároco da Paróquia de São Paulo Apóstolo.
“O Senhor nos chama, nos capacita, nos envia em missão, para uma finalidade: a santidade. Cada vez que rezamos o terço nós vamos contemplando os mistérios da vida de Jesus. A missa é a oração mais completa de todas, dirigida ao pai. […] Que a palavra de Deus encontre em nosso coração uma palavra boa, um terreno fértil, que produza muitos frutos”, disse o bispo em homilia.
A coordenação diocesana do Terço dos Homens agradeceu a todos pela contribuição e auxílio na organização desta celebração. Sobretudo, a cada homem do terço que com obediência e devoção caminham com a Mãe Santíssima.
História
A nível nacional, sob a orientação do Pe. Américo Vasconcelos, salesiano, e a Sra. Oneida Araújo da Silva, germinou em 1997 a primeira semente do Terço dos Homens em nível paroquial, no município de Jaboatão dos Guararapes/PE. Este começo deu-se na capela de Nossa Senhora do Livramento, transformada em Santuário Paroquial de Schoenstatt.
Vários anos se passaram para que ele ganhasse raízes e se organizasse devidamente. Em maio de 1998, o Terço passa a ser rezado semanalmente. É com este ritmo que ele vai explodir para novos horizontes. A definição do nome, terço dos Homens Mãe Rainha veio em março de 2007.
Essa iniciativa conquistou multidões, irradiando suas graças de uma maneira inédita, enchendo, de homens, as suas igrejas e capelas, atingindo um número incontável de membros, que semanalmente se juntam para rezar terço e aprender a viver os mistérios do Rosário na vida de todos os dias.
Thais Helena – Jornalista – Jornal Correio da Semana