Gefeson Luiz é ordenado diácono transitório em Cariré
O bispo diocesano de Sobral, Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, presidiu na última quarta-feira, 23 de outubro, a Missa Solene de Ordenação Diaconal do seminarista Gefeson Luiz Chaves Rocha, na igreja matriz de Santo Antônio de Pádua em Cariré.
O Sacramento da Ordem, em seus três graus distintos, confere ao ministro ordenado, cada qual no seu respectivo grau, o poder de servir ao povo de Deus, desempenhando o múnus de ensinar, santificar e governar (cf. Cân. 1008). O diácono, seja ele permanente ou transitório, não é um submisso do padre. Ele contribui, assim como o presbítero, no ministério do epíscopo.
O diaconato transitório se refere ao sacramento ministrado àqueles homens idôneos, preparados e solteiros, que visam o segundo grau da ordem – o presbiterado. Por meio desse sacramento, é conferido ao candidato, o ministério do serviço, que deverá exercer igualmente enquanto presbítero.
Na celebração, estiveram presentes, presbíteros, diáconos, religiosas, seminaristas, familiares, amigos e paroquianos do vocacionado. “Lembro quando, certa vez estive no Seminário em Fortaleza, vi o quanto cuidava zelosamente do jardim, de cada plantinha, e como tudo crescia em harmonia! Então, pensei: tomara que ele faça o mesmo com sua paróquia um dia e com seus paroquianos. Desejo que se Deus não te conceder a sabedoria e a eloquência que concedeu a Santo Antônio, que fazia até os peixes saírem da água para ouvir sua pregação, te conceda o amor a Cristo e à sua Santa Igreja como concedeu ao padroeiro desta Paróquia”, ressaltou o bispo em homilia.
Após a homilia, houve o rito de Ordenação Diaconal. O neodiácono, foi acolhido pelos diáconos transitórios: Alan, da Diocese de Limoeiro do Norte e Eduardo, da Diocese de Sobral; e demais diáconos permanentes. Padre Nery, pároco da paróquia de Cariré, agradeceu a todos os envolvidos na organização desta liturgia, bem como às equipes de serviço, grupos, pastorais e movimentos.
Em seu agradecimento, o diácono Gefeson Luiz mencionou o lema de sua ordenação, inspirada nas palavras que Pedro dirigiu a Jesus, quando, logo em seguida, Jesus o chama. “Em atenção a tua palavra, lançarei as redes”, foi o lema que escolhi para minha ordenação. É o Cristo Senhor que me chamou e conduz meus passos e quero confirmar meu seguimento a Ele. Foi Nele que encontrei o sentido da vida e a Ele quero servi-lo”, disse.
O diácono ressaltou ainda: “Hoje ao ser ordenado diácono, palavra que significa “servidor” tenho, pois, a alegria e a responsabilidade de assumir as atribuições e o testemunho próprio do sacramento da ordem. O sim que hoje dou à vontade de Deus, diante de todos vós, não seria o mesmo sem a oferta de vida de tantos e tantas, dos quais, muitos só Deus conhece!”.
Thais Helena – Jornalista – Jornal Correio da Semana