DRA TICIANE FEIJÃO (2)

CRF-CE e CFF celebram profissionais e instituições em Solenidade de Outorga da Medalha Oswaldo Rabelo e das Comendas do Mérito Farmacêutico Cearense na Unifor

Na noite do dia 22 de setembro de 2025, o Conselho Regional de Farmácia do Ceará (CRF-CE) e o Conselho Federal de Farmácia (CFF) realizaram, no Auditório H85 da Universidade de Fortaleza (Unifor), a Solenidade de outorga da Medalha Prof. Oswaldo Rabelo e das Comendas do Mérito Farmacêutico Cearense. O evento reuniu autoridades, profissionais, acadêmicos e familiares em uma noite marcada por reconhecimento, emoção e valorização da profissão farmacêutica.
As homenagens tiveram como objetivo enaltecer personalidades, profissionais e instituições que contribuem, de forma significativa, para o fortalecimento da Farmácia, seja no campo científico, acadêmico, assistencial ou social.
A Medalha do Mérito Farmacêutico Prof. Oswaldo Rabelo foi concedida ao Prof. Dr. Said Gonçalves da Cruz Fonseca, em reconhecimento à sua trajetória de excelência e dedicação à profissão. Já a Comenda do Mérito Farmacêutico Cearense destacou 30 profissionais e instituições que se sobressaíram em diversas áreas da Farmácia, incluindo análises clínicas, farmácia clínica e comunitária, pesquisa, ensino, inovação, saúde pública, oncologia, vigilância sanitária, entre outras.
Entre as homenageadas está uma sobralense, a Dra. Ticiana Mont’Alvene Parente Feijão, em suas redes socias expressou sua gratidão:
“É com imensa alegria e profunda gratidão que recebo a comenda do mérito farmacêutico cearense. Nasci nessa profissão acompanhando meu amado pai desde a infância. Residente em Sobral, guardo na memória afetiva as vindas ao conselho em eleições, eventos, congressos. Exerço com muito orgulho a profissão farmacêutica a qual me faz uma mulher realizada, intensa na busca constante de novos desafios. O bom convívio e a alegria de viver permeiam minha profissão com laços indestrutíveis de amizade por onde passei, convivi e aprendi. A inquietude na busca do conhecimento me fez permear nas análises clínicas pelas diversas áreas como microbiologia e parasitologia ao qual sou docente, a soberana hematologia do Hemoce onde tive o privilégio de aprender com catedráticas mulheres sábias e inspiradoras e a citologia ao qual me encantei e seguirei na luta infinita na prevenção do câncer de colo uterino trazendo qualidade de vida e conhecimento as mulheres em todas as fases de sua vida e classes sociais. Sigo minha profissão farmacêutica pautada na pequena Via de Santa Terezinha. Ela nos ensina que a santidade está em viver com amor os pequenos gestos do cotidiano, cada pequeno ato, realizado com zelo, ética e compaixão, contribui para o cuidado integral da saúde e para a dignidade da vida humana. No exercício da profissão, a humildade e a confiança, centrais na Pequena Via, também se tornam virtudes essenciais: humildade para reconhecer a importância do trabalho em equipe multiprofissional e confiança para se apoiar no conhecimento técnico e na responsabilidade social da profissão. Do mesmo modo que Santa Teresinha via no ordinário a chance de amar extraordinariamente, o farmacêutico, ao transformar a rotina em cuidado, mostra que mesmo as pequenas intervenções podem gerar grandes impactos na saúde individual e coletiva. O farmacêutico é um profissional protagonista na transformação das pessoas por meio do cuidado de suas amostras biológicas, do acolhimento com o cuidado centrado no paciente. Cada tubo de amostra é vida pulsante, cada imagem do microscópio é universo particular de cada ser humano que confia e entrega sua saúde em nossas mãos”. Gratidão!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *