Hospital Regional Vale do Jaguaribe reaproveita mensalmente mais de uma tonelada e meia de resíduos recicláveis, em média

A adesão das lixeiras de coleta seletiva foram um dos dispositivos utilizados no Vale do Jaguaribe
O Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), localizada em Limoeiro do Norte, vem se destacando por sua prática sustentável e iniciativas de conscientização ambiental. Com campanhas educativas, reaproveitamento de resíduos e projetos inovadores, a unidade mostra que é possível aliar saúde pública e preocupação com o meio ambiente.
Prezando pela sustentabilidade e consumo consciente, somente em 2024, a unidade reciclou cerca de 18,5 toneladas de resíduos do tipo D, ou seja, material comum, o que representa 12,4% do total gerado.
Nos primeiros cinco meses de 2025 já foram recicladas mais de oito toneladas de um total de cerca de 39 toneladas produzidas. Nesse período, o percentual é de 17,07% de reciclagem do que é produzido na unidade. Tais materiais geralmente são papéis triturados, papelão, plástico filme, garrafas pet, entre outros.
A ação é realizada por meio da Comissão de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (CGRSS) e promove efetivamente a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente. A diretora administrativa, Sabrina Becker, explica que a reciclagem é um processo de transformação dos resíduos que utiliza técnicas de beneficiamento para reprocessamento ou obtenção de matéria-prima para fabricação de novos produtos.
“O processo tem como principais benefícios a diminuição da quantidade de resíduos a ser disposta no meio ambiente, a economia de energia e a preservação de recursos naturais”, destaca.



