Inspirada no documento 109 da CNBB, Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Meruoca realiza a 11ª Assembleia Paroquial

0
Meruoca-Tabocas-Serra-da-Meruoca-Claudio-Oliveira-Lima

Por Marciley Salles
No último sábado, dia 08 de fevereiro, a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Meruoca realizou a 11ª Assembleia Paroquial, com o tema “Como discípulos missionários somos enviados a construir a casa do pão, da palavra, da caridade e da ação missionária, na cidade e na cultura urbana”, e com o lema “Passando adiante anunciava o Evangelho a todos as cidades.” (Att. 8, 40).
O momento iniciou-se pela manhã com a celebração da Santa Missa na Igreja Matriz, que foi presidida pelo pároco, padre Fábio Soares. Em seguida, os representantes das comunidades e dos grupos de pastorais se dirigiram ao Centro de Pastoral, onde foi realizado o estudo do documento 109 da CNBB – Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019 – 2023.
No período da tarde os grupos se reuniram para escolher os representantes paroquiais e as ações a serem trabalhadas em cada “pilar”. Por fim, o pároco, padre Fábio Soares, fez o repasse da Agenda Paroquial para o ano de 2020, apontando as principais ações a serem trabalhadas na paróquia durante o ano.

O que propõe o documento 109 da CNBB?
A sociedade atual exige a renovação das forças para cumprir o anuncio da Palavra de Deus. Devemos aperfeiçoar nossos trabalhos missionários para a propagação da cultura da paz no mundo, trabalhando a superação da violência e a construção de pontes para que a misericórdia de Cristo reacenda em nós a luz da esperança para vencer o desânimo, em meio a tantos desafios.
“As Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no Brasil – DGAE – são o caminho encontrado para responder aos desafios de um país que experimenta grandes transformações em todos os âmbitos. A Igreja acolhe a convocação do Papa Francisco e, no cumprimento de sua missão, quer colaborar para que se encontre um novo rumo para as pessoas e a sociedade.” (doc. 109 – CNBB). O sustento para estas ações está no reconhecimento de que Cristo caminha conosco, mesmo diante de tantos desafios e angústias, nos fortalecendo para anunciar a alegria da sua Boa Nova.
As Diretrizes se constroem à imagem da Casa, lugar de acolhimento e envio, sustentada por quatro pilares:A Palavra de Deus, iniciação da vida cristã e animação bíblica; O Pilar do Pão é a casa sustentada por meio da liturgia e espiritualidade; O Pilar da Caridade é o serviço da vida fraterna, o acolhimento daqueles que mais necessitam; O Pilar da Ação Missionária, é a profunda experiência com Deus na comunidade, à vida missionária.
Essa imagem é o que a igreja denomina comunidades eclesiais missionárias. Comunidade e missão são dois grandes eixos inspiradores, onde se recorda que ser cristão implica viver na sociedade como família, estabelecendo vínculos até mais fortes do que laços de sangue, da mesma forma implica o desejo de anunciar a experiência do Reino de Deus para todas as criaturas até os confins da terra (At 1,8). A missão deve nascer no seio da comunidade, como uma semente que brota, vai crescendo e espalhando seus ramos, para assim abrigar e formar novos missionários.
Em resumo, o objetivo geral destas Diretrizes é evangelizar no Brasil cada vez mais urbano, anunciando a Palavra de Deus, formando missionários de Jesus Cristo em comunidades eclesiais missionárias, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, cuidando da Casa Comum e testemunhando o Reino de Deus.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *