artemisio da costa 2

Na segunda-feira (17), familiares, amigos e admiradores de José Joab Aragão elevaram preces de agradecimento a Deus e confraternizaram pelo transcurso dos 80 anos de nascimento desse ilustre cidadão forquilhense. Sua personalidade e histórico de vida estão recheados das mais elevadas virtudes que coroam a trajetória de todo ser humano que pauta sua passagem terrena na fé em Deus, na obediência aos seus mandamentos, no amor ao próximo, na humildade, na caridade, na honestidade, na fraternidade, enfim, pautado em tudo que aproxima a criatura do Criador.
Além das virtudes de homem de inolvidável fé nos bons princípios, cidadão íntegro, dedicado chefe de família, disseminador da Paz e do Bem, o novo oitentão Joab Aragão dá provas de sua excelência também através da sua múltipla atuação profissional. Merecendo nota máxima em todas elas, faço destaque especial para aquela área que nos uniu ainda mais nesses últimos tempos: a comunicação através do rádio.
Em primeiro lugar, a magia que o rádio exerce sobre quem o escuta. Em segundo, o desejo de partilhar com mais pessoas os conhecimentos e as experiências adquiridos durante anos em outras áreas. São esses os principais motivos pelos quais talentosos profissionais têm optado pela comunicação falada como atividade secundária, sem pretensões financeiras.
E assim todos passam a ganhar por conta da cultura e da integridade moral desses novos profissionais. Os ouvintes ganham produtos de mais qualidade; os demais comunicadores ganham um bom exemplo a seguir e as emissoras ganham mais credibilidade e respeitabilidade.
Comprove-se isso com o quanto tem sido enriquecido e se enobrecido o rádio da região com o concurso de José Joab Aragão, 80 anos. Voz agradável, opção inarredável pela educação, moralidade, princípios cristãos e familiares, gosto musical refinado e a intransigente defesa das raízes culturais nordestinas tem sido sua marca registrada.
Filho de José David Aragão e Maria da Conceição de Aragão, ambos falecidos, Joab Aragão nasceu no dia 17 de março de 1945 em Trapíá, à época distrito de Sobral (CE), hoje pertencente ao município de Forquilha (CE). Há cinquenta e cinco anos vive em perfeita união conjugal com Evaneide Martins Viana Aragão, com quem tem os filhos Tays, Thiene e Marcelo, que deram ao casal Evaneide/Joab sete netos. De Tays e Amauri nasceram Alana e Pedro Lucas; de Thiene e Vládia – Érica, Isabela e Débora – e de Marcelo e Georgelena nasceram Alice e Eva.
Joab Aragão é formado em Letras na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Antes do rádio, ou paralelamente ao trabalho nele, exerceu funções destacadas em instituições como Companhia de Eletrificação do Ceará (COELCE), Companhia Hidroelétrica do São Francisco (CHESF) e Banco do Brasil S.A, no qual atuou como Fiscal da Carteira Agrícola, Supervisor e se aposentou como Gerente de agência, Santa Casa de Misericórdoa de Sobral,Secretaria de Administração e Planejamento da Prefeitura de Forquilhan dentre outras.
Na área da literatura, em 2006 Joab Aragão escreveu em parceria com Jeta Loiola o livro “Três Riachos, uma Forquilha”, sobre a história de sua terra natal. Anos depois publicou “Debaixo do Alpendre”, excelente livro de contos e crônicas. Durante muitos anos assinou coluna muito apreciada no Correio da Semana, hebdomadário que circula há 107 anos nesta cidade. Vale destacar sua ativa participação nos movimentos da Igreja Católica em Sobral. Toda essa trajetória o credenciou a tornar-se membro da Academia Sobralense de Estudos e Letras (ASEL).
Já a vocação para o rádio surgiu na adolescência, época em que ouvia com freqüência programas das Rádios Educadora, Tupinambá e Iracema, em Sobral. Esse amor pelo microfone foi também fortalecido pela audiência às emissoras de Fortaleza e de outros Estados, através de ondas curtas, tais como, Ceará Rádio Club, Rádio Tupi, Nacional, Club de Pernambuco, dentre outras.
Segundo Joab Aragão, seus primeiros passos na radiofonia foram dados na Rádio Santana de Tianguá (CE), de forma amadora, quando ali residiu no período de 1980 a 1986. Antes da profissionalização chegou a participar semanalmente, durante oito anos, no programa “Saudades para todas as gerações”, apresentado por Pinto Carneiro na Rádio Tupinambá e, posteriormente, na extinta Assunção, hoje Caiçara.
Em maio de 1993 fez o Curso de Radialista patrocinado pelo Sindicato dos Radialistas do Ceará. Como profissional de carteirinha trabalhou inicialmente na Rádio Caiçara, sob a direção de Ivan Frota e, posteriormente, Rui Ricardo e Silvestre Stalone. Lá comandava o programa “Tempo de recordações”, nas manhãs de domingo, com estupendo sucesso.
O ex-bancário, escritor, declamador, intelectual, secretário municipal, radialista e exemplar chefe de família, Joab Aragão, continua obtendo o mesmo sucesso à frente dos microfones. Desde 1996 apresentava “Tempo de recordações”, todo domingo, das 6 às 8h, na Rádio Ressurreição AM 1460 – A Rádio do Monsenhor Sadoc de Araújo.
A grande audiência de Joab Aragão e a admiração ao seu admirável trabalho são constatadas pela participação dos ouvintes, via telefone, e pela satisfação da direção da emissora, aqui representada pelo seu proprietário Mons. Francisco Sadoc de Araújo. “Meu sonho é que num futuro próximo possamos ter programas de cunho educativo, isentos do sensacionalismo. Rádio bem elaborado, de caráter informativo e instrutivo, sério e de credibilidade”, conclui Joab Aragão.
Depois de longos anos de sucesso na Rádio Ressurreição Joan Aragão transferiu-se para a Rádio Educadora AM 950, que se transformou em Educadora FM 107,5 em 2022. A princípio apresentado aos domingos das 6 às 8h, atualmente “Tempo de recordações” vai ao ar das 6 às 7h30, no mesmo dia da semana. Além desse Programa, Joab Aragão também apresenta na Educadora, em parceria com Norone Souto Angelim “E a família como vai?”, programa que vai ao ar às terças-feiras, das 8 às 9h.
Desse cantinho de página desejo expressar não somente a minha gratidão ao colega Joab Aragão, mas também a de todos que se tem alimentado desse belíssimo exemplo que tem sido sua vida. Ao mesmo tempo, rogamos a Deus que o conserve toda essa vitalidade e essa atuação consciente, forme e forte por mais muitos e muitos ano. Enfim, Joab Aragão é imortal.

DOMINGO NA EDUCADORA FM 107,5 – SOBRAL-CE ÁUDIO: https://www.radios.com.br/play/12869 ÁUDIOVÍDEO: https://www.facebook.com/educadoradonordestefm NO YOUTUBE: Rádio Educadora FM 107.5 Neste domingo (23), das 10h30 às 12h30, PROGRAMA ARTEMÍSIO DA COSTA, na Educadora FM 107,5 de Sobral. Com notícias, reportagens, entrevistas, curiosidades e música de boa qualidade. Entrevista com o ex-bancário, radialista, escritor e membro da ASEL, JOSÉ JOAB ARAGÃO. Participe: 3611-1550 // 3611-2496 // Facebook: Artemísio da Costa. LEIA, CRITIQUE, SUGIRA E DIVULGUE www.artemisiodacosta.blogspot.com

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *