O contexto de pandemia e as famílias em situação de vulnerabilidade social

0

Em meio a Pandemia do COVID 19, é comum as pessoas estarem sentindo medo, angústia, insegurança e preocupação. Esses sentimentos acabam causando sofrimento e, em alguns casos, adoecimento psíquico. Isso quer dizer que além do cuidado físico, as pessoas precisam cuidar da saúde mental em tempos de quarentena. Para muitos essa nova forma de viver e conviver está sendo extremamente difícil por não estarem conseguindo ressignificar esse novo formato de vida. No município de Meruoca muitas pessoas estão passando por esse momento de readaptação e uma busca por novos formatos de convivência. Por outro lado, algumas pessoas estão vivenciando um outro aspecto do isolamento social.
Meruoca é um município de 15.000 habitantes. A população de Meruoca tem como renda principal a agricultura familiar. Bem como, boa parte da população tem como fonte de renda o trabalho informal em municípios circunvizinhos. Com a chegada do COVID 19 e, consequentemente, do isolamento social esses tipos de trabalhos foram afetados. Essa parte da população que realiza trabalhos informais e/ou na agricultura familiar estão vivenciando o outro lado da pandemia. A angústia/medo/receio existem porque essas famílias estão com dificuldade de manter a casa com o mínimo de mantimentos para a sobrevivência da família. Além disso, há o desafio de conviver com a família que muitas vezes é a causadora do sofrimento. Vale salientar também que muitas famílias não possuem recursos que facilitem um isolamento social com diversidade de opções para que a quarentena seja mais leve.
Diante desse contexto, as famílias estão sendo acolhidas através de acompanhamentos individuais e/ou familiares. Campanhas estão sendo feitas para o auxílio na alimentação dessas famílias. Mas, precisamos lembrar que para que todo o isolamento social funcione e que nossa população não adoeça ainda mais devemos praticar a empatia e o afeto pelo outro. É urgente sairmos das nossas individualidades e direcionarmos para o coletivo. O COVID 19 chegou para nos lembrar que a coletividade é necessária para a existência humana. Somos seres coletivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *