Padre Mailson Sousa, Vigário Paroquial de Massapê, falece em decorrência de complicações por covid-19
O caixão que ficou sempre dentro do carro funerário saiu do Hospital Santa Casa, onde ficou alguns minutos em frente à casa dos seus pais. Seguiu em cortejo até a cidade de Massapê, quando lá foi acolhido pela comunidade da paróquia. O Padre Marcos fez a encomendação do corpo. Em seguida voltou para Sobral, onde foi sepultado no Cemitério São José. Local do sepultamento no Jazigo do Clero da Diocese de Sobral. Dom Vasconcelos celebrou missa na Catedral de Sobral, em sufrágio da alma do padre Mailson.
Por Samuel Carvalho – Redação Correio da Semana
Padre Mailson Sousa Costa, que atuava como Vigário Paroquial na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Massapê, faleceu por complicações em decorrência da covid 19 em Sobral nessa quarta-feira (26). Ele estava internado na Santa Casa de misericórdia de Sobral há alguns dias devido ao quadro clínico comprometido por coronavírus.
Antes de ser sepultado, o corpo do Padre Mailson foi transportado para Massapê onde recebeu as homenagens da Diocese na presença de padres, amigos e familiares. A irmã agradeceu a todos pela acolhida da paróquia e falou em nome da família sobre a partida do ente querido. “A gente agradece em nome dos meus pais, minha mãe, em nome dele a todas as pessoas que rezaram pela saúde dele e infelizmente não conseguimos trazê-lo de volta. Vocês não sabem quanto as orações estão nos fortalecendo e nos colhendo nesse momento” disse em tom emocionado, sem conter as lágrimas.
Dom Vasconcelos transmitiu palavras de conforto e coragem, onde afirmou que padre Mailson fez sua passagem com serenidade e se preparou para sua partida. “Anteontem eu pude conversar por ele através de áudio, ele me passou uma mensagem onde manifestou seu desejo de receber os santos sacramentos. […] O padre Jairo teve a oportunidade de ter acesso a ele e conceder-lhe a unção e a sagrada comunhão, o alimento como aquele alimento que foi dado a Elias a seguir a sua caminhada. Ele recebeu o pão vivo descido do céu” relatou o Bispo que também dirigiu condolência à família do padre. O vigário foi sepultado no cemitério São José em Sobral, no Jazigo do Clero da Diocese de Sobral.
Durante todo o percurso e cerimônias, foram mantidas as precauções para evitar aglomeração bem como medidas de distanciamento social. Foi reforçada a importância de manter os cuidados para evitar a propagação da covid-19, bem como palavras de conforto para todas as pessoas que também perderam amigos e familiares para a doença. As homenagens ao Padre Mailson bem como seu sepultamento foram transmitidos online.
“Nós lamentamos profundamente nesses dias que ele esteve hospitalizado nos pudemos acompanhar de perto e estávamos muito esperançosos porque os contatos diários que mantínhamos com ele criavam em nós a expectativa de que houvesse recuperação e pudesse retomar as atividades em breve” lamentou padre Agnaldo Temóteo, Vigário geral da Diocese de Sobral que expressou sua solidariedade para com a família e os sentimentos pela partida do irmão.
“Em pouco tempo e pouca convivência ele conquistou todo o povo, sobretudo com a humildade e a capacidade de acolhimento dele. […] Infelizmente dizemos pela despedida, mas pela fé sabemos que com certeza ele está se encontrando com Deus na eternidade e está fazendo a páscoa dele com nosso Senhor Jesus Cristo” disse o Padre Marcos Neves.
Ainda na quarta-feira, foram celebradas as exéquias em sufrágio da alma de Padre Mailson. Estavam presentes os padres João Paulo, Uli Endres, Airton Liberato, Agnaldo Temoteo e Padre Maurílio, que se ordenou junto com o padre Mailson. Durante a homilia Dom Vasconcelos relatou o sentimento de luto e despedida por padre Mailson. “Hoje vosso bispo diocesano juntamente com o colégio presbiteral, experimentamos na carne aquilo que muitas famílias aqui da diocese e muitos lugares do mundo tem experimentado nesse tempo (de pandemia). Estávamos concluindo o tempo pascal e o padre Mailson estava iniciando sua paixão” refletiu o Bispo que também relatou a esperança das promessas de vida eterna.
Padre Mailson faleceu aos 42 anos de idade onde 12 deles foram dedicados ao serviço ao reino de Deus através do sacerdócio. Conhecido pelo carinho, simplicidade e zelo pelos seus paroquianos deixa um legado de amor aos irmãos, de carinho por sua vocação e de fidelidade à construção dos projetos da igreja e de Deus.
Biografia
Filho de José Maria Aragão Sousa e Raimunda Ademilda de Costa Sousa, nascido a 15 de Agosto de 1978 em Sobral, CE, na paróquia de Nossa Senhora do Patrocínio na Diocese de Sobral, foi batizado a 23 de setembro desse mesmo ano na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Patrocínio por Pe. Moesia Nogueira Borges sendo seus padrinhos: Francisco Vicente de Silva e Marfisa de Sousa da Silva.
Recebeu a primeira eucaristia no dia 20 de novembro de 1988 celebrada pelo padre João Batista Frota. Teve como catequista Ir. Ana Socorro Rocha e crismado a 28 de novembro de 1993 na catedral da Sé, por Dom Walfrido Texeira Vieira, então bispo da Diocese de Sobral.
Licenciou-se em Filosofia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú no ano de 2003 , bacharelou-se m Teologia pela Faculdade Católica Rainha do Sertão no ano de 2008. Admitido às ordens sacras e Ministério de Leitor no dia 04 de março de 2007 e Ministério Acólito no dia 27 de janeiro de 2008, fez seu estágio na paróquia de São Francisco na cidade de Cuz-Ce. Foi ordenado diácono no dia 17 de agosto de 2008 na catedral da Sé de Sobral por Dom Antônio Fernando Saburido, OSB. Fez seu estágio como diácono na paróquia de Santa Quitéria. Foi ordenado padre no dia 12 de Dezembro de 2009.
Desempenhou a função de administrador da Área Pastoral da Caiçara, em Cruz; foi pároco da Paróquia de São João Batista de Aranaú-Acaraú. Foi vigário paroquial na Paróquia de São Manoel na cidade de Marco e atualmente estava atuando como Vigário Paroquial na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Massapê.