Paróquia de Cruz realiza I Workshop Gratuito de Música Católica
No dia 30 de novembro, a Paróquia de São Francisco de Assis em Cruz foi cenário de um evento memorável: o Workshop de Música Católica. Com o tema “Crescimento Técnico, Espiritual e Organizacional do Ministério de Música na Igreja”, o encontro reuniu 92 músicos de diversas paróquias da Região Episcopal Vale do Acaraú: São Francisco de Assis de Cruz, São Francisco de Assis de Caiçara e Preá, Santa Luzia de Jijoca de Jericoacoara, São João Batista de Aranaú e Santa Rita de Cássia de Juritianha.
O Papa Pio X, no Motu Proprio “Tra le Sollecitudini” de 1903, afirmou que a música sacra deve possuir santidade e universalidade, sendo uma expressão profunda da fé e o Concílio Vaticano II, através da Constituição sobre a Sagrada Liturgia “Sacrosanctum Concilium” de 1963, também sublinha a importância da música na liturgia, destacando que ela deve ser cuidadosamente cultivada e que os músicos devem ser bem formados para desempenhar seu papel com dignidade e eficácia.
A programação do evento foi cuidadosamente elaborada para proporcionar um dia repleto de aprendizado, fraternidade e espiritualidade. Logo na acolhida, os participantes foram recebidos com um café da manhã, seguido pela fala dos organizadores e um momento de fraternidade.
O pároco, Padre Jacó Sidarta, expressou sua alegria pela realização do evento e pelo empenho dos músicos no aprimoramento dos dons para servir melhor na liturgia. As palestras foram um dos pontos altos do Workshop. Juliana Cunha abordou as Técnicas, Cuidados e Preparação Vocal; enquanto Flávio Filho, falou sobre as Metodologias de Ensaio, Arranjos Vocais e Técnicas aplicadas ao Canto. Ambos os palestrantes destacaram a importância da técnica aliada à espiritualidade.
Flávio Filho, em especial, enfatizou que a música precisa tocar o coração das pessoas. “Ser músico de Deus requer muita preparação e unção. A técnica importa, mas é a unção que toca os corações e leva as pessoas a Deus”, disse. A música tem um papel fundamental na liturgia da Igreja Católica, como destacado em diversos documentos eclesiásticos.
Por seminarista Mateus Silveira