Sobral realiza sonho do novo aeroporto

0
sobral aeroporto 2

A região noroeste do Estado Ceará vai acompanhar no dia 31 deste mês a concretização de um sonho acalentado nas últimas décadas. A inauguração do novo Aeroporto Dr. LUCIANO DE ARRUDA COELHO, localizado a 13 km da Avenida Pericentral de SOBRAL. Contará com pista de pouso e decolagem de 1.800m de extensão, por 30m de largura, com reza (pista extra) de 200 a 300 m em cada cabeceira. Tem capacidade para receber aeronaves de porte médio. O terminal de passageiros terá aproximadamente 2 mil m² de área construída e contará com estacionamento, balcões de “check in”, salas de embarque e desembarque, centro administrativo, banheiros, centro de controle de voos, praça de alimentação e centro comercial.
De acordo com o Engenheiro Civil Residente Dr. Davi Arruda Viana, o novo aeroporto sobralense terá energia solar e iluminação noturna. A pista de pouso ficará um pouco menor do que a do aeroporto de Jericoacora, que receberá nos próximos meses a condição de categoria internacional da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), conforme empenho neste sentido por parte do Governador Camilo Santana. A extensão da pista do aeroporto de Jeri, situado no Município de Cruz, é de aproximadamente 2.200m enquanto a pista de São Benedito é de 1.500m. Porém a pista do aeroporto de Sobral a ser inaugurado nas proximidades das fazendas Mutuca e Baronesa poderá futuramente tanto ser estendida como enlarguecida.
À guisa de ilustração, a pista do antigo aeroporto Virgílio Távora (Bairro Bethânia) tem comprimento de apenas 1.033m. Por conta desta deficiência, aviões de artistas que fizeram show em Sobral, como o rei da música sertaneja Gustavo Lima, tiveram de aterrissar e decolar na cidade de São Benedito. Cinco anos atrás o cantor e compositor Roberto Carlos cancelou uma apresentação no Estádio do Junco em Sobral ao saber da sua produção que o seu avião de 26 lugares teria de utilizar o aeroporto de Jericoacoara e ele e sua banda teriam de viajar de ônibus para completar o percurso até o local do evento. “- Eu compro um jatinho no valor de R$ 70 milhões e ainda vou ter de viajar de ônibus”?, reclamou RC ao produtor local do show, João Carlos Diógenes Parente, que decidiu cancelar a apresentação do Rei.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *