UPA 24 horas é inaugurada em Sobral e população reconhece benefícios

O equipamento, que tem capacidade para 6.750 atendimentos mensais, é o maior do segmento no Estado do Ceará
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Sobral foi inaugurada na quinta-feira (4) com a presença do prefeito da cidade, Ivo Ferreira Gomes, do governador do estado, Camilo Santana, vereadores, profissionais da saúde e população em geral. Moradores vizinhos ao novo ponto de referência de saúde, localizado na Avenida Moacir Lima Feijão, reconhecem os benefícios que o funcionamento da unidade traz para a população sobralense, e aguardam um bom funcionamento, atendimento e direcionamento de olhar para a manutenção e segurança do prédio.
No equipamento, 120 pessoas estarão se dedicando, para melhorar ainda mais a saúde pública de Sobral. A nova unidade de saúde prestará homenagem ao odontólogo sobralense Hugo Mendes Parente. Participaram da inauguração o ex-ministro Ciro Gomes, o senador Cid Gomes e também o deputado federal Leônidas Cristino.
A UPA de Sobral foi construída com recursos municipal e federal, onde recebeu um investimento superior a R$ 3 milhões. Possui 14 leitos de observação (8 adultos, 4 pediátricos e 2 de isolamento) e três de urgência, além de outros 40 ambientes, entre consultórios, quartos, salas administrativas, almoxarifado, ambiente para esterilização e banheiros, totalizando 1.434,78 m2 de área construída.
Atendimento esperado
Camila Fernandes, 42, mora próximo a UPA e reconhece que seu funcionamento soma benefícios para quem mora próximo, assim como para qualquer sobralense. Mas, espera que o número de médicos disponíveis seja suficiente: “Muitas vezes, nas unidades que vamos, você chega lá e tem um médico para atender um milhão de pessoas. E em épocas, como essa que vivemos, que as doenças aumentam, a expectativa é que a UPA funcione como é para ser. Que tenha médico no horário que a pessoa precise ser atendido”, enfatiza a sobralense.
Camila ressalta o olhar destinado ao bairro que beneficiou todos os moradores: ruas asfaltadas, segurança pelo monitoramento de policiais que aumentou. Entretanto, espera que na UPA o atendimento humano seja priorizado: “Muitas vezes as pessoas chegam em um local doente, e saem mais doente por conta de mal atendimento. Na parte da saúde, como em todos os processos de nossa vida, temos que ser educados com as pessoas, na saúde você vai revidar com a pessoa que atendeu mal e sai pior; você sai derrotado com as respostas que as pessoas lhe dão”, lamenta ela.
Expectativa e Benção
Segundo Raimundo Carneiro Pereira, 57, a UPA é uma benção para todos os que um dia precisarão de seus atendimentos: “Eu espero que não precise, mas se precisar é bem vinda porque é perto de casa e dá segurança para a gente, para a população do bairro. O prefeito acertou pois a população está precisando. Isso é uma coisa que ele gastou, investiu e espero que esteja à altura do que ele imaginou. A estrutura está muito bonita, tudo muito organizado, tenho certeza que a organização está boa. Moro aqui há 22 anos, e acompanhei desde o início das obras, e espero que esteja 100%. A população está beneficiada”, declara.



