Camilo Santana anuncia plano gradual da reabertura do comércio; Lojas de construção e salões de beleza reabrem na segunda

Entretanto, o Governador do estado renovou o decreto de isolamento social, com exceção das atividades comerciais autorizadas respeitando os percentuais estabelecidos e as normas sanitárias
Correio da Semana
O Governador do Ceará, Camilo Santana (PT) anunciou nesta quinta-feira (28), um plano de reabertura da economia que será dividido em quatro fases de forma gradual e responsável a partir de segunda-feira (01). Entretanto, o Governador do estado renovou o decreto de isolamento social, com exceção das atividades comerciais autorizadas respeitando os percentuais estabelecidos e as normas sanitárias.
Segundo o Governador, o estado apresenta uma tendência de estabilização dos casos, sobretudo na capital. Ele ainda destaca que os próximos sete dias serão cruciais para a avaliação do seguimento das próximas fases. “Será necessário que cada setor que retome sua atividade, siga os protocolos sanitários estabelecidos, para ajudar nessa redução dos números. O êxito desse plano vai depender de cada um dos cearenses. Vidas sempre estarão em primeiro lugar”, disse Camilo.
Além da retomada do setor de higiene e beleza, será liberada a operação de 100% da cadeia de saúde, incluindo consultórios médicos e odontológicos. Retoma também 31% da cadeia da construção civil, com 100 operários por obra e 30% de efetivo no setor produtivo.
Também retoma as atividades (com percentuais de liberação) os seguintes setores: Indústria Química e Correlatos; Artigos de Couros e Calçados; Saneamento e Reciclagem; Indústria Metalmecânica e Afins; Indústria e Serviços de Apoio; Energia; Têxteis e Roupas; Artigos do Lar; Comunicação, Publicidade e Editoração; Agropecuária; Móveis e Madeira; Tecnologia da Informação; Logística e Transporte; Automotiva; e Esporte, Cultura e Lazer.
Camilo Santana ressaltou ainda que, a abertura das escolas está prevista apenas na última fase. “Vai ser no mês de julho, e isso a partir de uma avaliação de cada etapa que será implementada”, pontuou.



