Creche Tia Selma, da Comunidade Rainha da Paz, completa 22 anos de serviço aos pobres

0

“Quem diria! A creche Tia Selma completa vinte e dois anos!” “Parece um sonho”! Acredito que esses sejam os sentimentos e atitudes de quem viu a Comunidade Rainha da Paz nascer e mais especificamente a Creche Tia Selma. E realmente era um sonho, uma ideia e quem sonha tendo em vista bons propósitos, principalmente esquecendo-se de si mesmo para proporcionar o melhor para o próximo, não se contém em deixar esse sonho apenas no imaginário, no romantismo. Vai à luta, rompe barreiras, obstáculos e vai às últimas consequências para que esse sonho se torne realidade. E foi essa a atitude, a postura de Dona Maria Selma Vasconcelos Carneiro, in memoriam, a tão querida, estimada, saudosa, Tia Selma, em tornar o sonho, a ideia em realidade. Unida a todos os membros, empresários da Comunidade Rainha da Paz, foram à luta. Foi aí, então, que se iniciaram os trabalhos para a construção da creche. Segundo relatos, os responsáveis pela construção afirmaram veementemente: “Vamos construir essa creche, como se estivéssemos construindo para os nossos próprios filhos”, ou seja, no intuito de dar o melhor para as crianças.
Vale muito também evidenciar a presença, a importância de Dona Luzanira Batista Aguiar, in memoriam e do tão querido Raimundinho (Raimundo Azevedo Parente) que juntamente com Dona Selma Vasconcelos, coordenavam um grupo de oração na Rua da Lagoa, no Bairro da Santa Casa. Um bairro nos arredores da cidade, cheio de muitos desafios, carente de muitas necessidades básicas que pudessem proporcionar às famílias condições de vida digna. Viam o desafio dos pais, a dificuldade de terem que trabalhar e não terem com que deixar seus filhos.
E em março de 2001 foi inaugurada a tão sonhada Creche Tia Selma. E um detalhe muito importante: Dom Aldo di Cillo Pagotto, in memoriam, esteve presente e abençoou as instalações. Momento único, histórico. Dom Aldo Pagotto, Bispo bom, generoso, solícito e um grande amigo da Comunidade, do Carisma Rainha da Paz.
Inicialmente a creche acolheu trinta crianças, do berçário, de zero a dois anos. Um grande desafio. Esse número foi crescendo, chegando a sessenta crianças e hoje está precisamente com cento e oito, números esses distribuídos em duas unidades: na sede, na Rua da Lagoa, no Bairro da Santa Casa e no anexo, no Bairro Padre Palhano, ao lado da Capela de São João Batista. Hoje, a faixa etária é de seis meses a três anos de idade.
O querido Santo Padre, o Papa Francisco, ao longo desses dez anos de seu pontificado, muito tem se pronunciado em favor dos pobres, dos menos favorecidos. Tem muito estimulado ao mundo a se voltar para esses milhões de pessoas, famílias, de modo bem evidente as crianças desprovidas de tudo, até mesmo das simples necessidades básicas para sobrevivência. Essa preocupação da Igreja em acolher, proteger os pobres vem de longos anos. E nesse ano de 2023, por ocasião da Campanha da Fraternidade que tem como tema “Fraternidade e fome”, e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14, 16), o Papa Francisco, em sua infinita bondade, lá de Roma, de muito longe do povo brasileiro, conecta-se, une-se a esse povo sofrido. Preocupa-se em juntar-se aos Bispos do Brasil e dar sua bênção a essa santa iniciativa da Igreja Católica do Brasil, que é a Campanha da Fraternidade que há tantos anos, desde 1962, muito vem cuidando de aspectos, de assuntos que possam melhorar a vida do povo brasileiro.
“A consciência de que a partilha dos dons que o Senhor nos concede em sua bondade não pode restringir-se a um momento, a uma campanha, a algumas ações pontuais”. Em outro momento o Santo Padre, o Papa Francisco afirma: “Ainda hoje, milhões de pessoas sofrem e morrem de fome. Por outro lado, descartam-se toneladas de alimentos. Isto constitui um verdadeiro escândalo. A fome é criminosa, a alimentação é um direito inalienável”, disse o Papa, recordando um discurso aos Movimentos Populares, em 2014. Ele grita para que o povo do mundo inteiro não fique frio, indiferente a uma causa tão evidente, que tem uma proporção gigantesca, que é a fome, a miséria, a pobreza.
Parabéns às Fundadoras da Comunidade Rainha da Paz Tásia Maria Montenegro Santiago, Rosana Maria Feijão Andrade pelo apoio que têm dado às Diretoras da Creche Tia Selma na pessoa da Rosana Melo e Soraia Melo Fernandes. Parabéns a todos os profissionais, professoras, voluntários, membros da Comunidade Rainha da Paz, pela dedicação, atenção e zelo pelas crianças que são assistidas.
A Comunidade Católica Rainha da Paz, o Carisma Rainha da Paz é um presente para a Igreja de Sobral e do mundo. É sem dúvida, um oásis no meio do deserto. Parabéns a todos que fazem essa tão abençoada instituição.
Francisley Campos de Araújo (Zezé Campos) – Consagrado Definitivo da Comunidade Católica Rainha da Paz

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *