Episcopado Cearense se reúne em Fortaleza para o Conser

Conselho Episcopal Regional (Conser), que reúne os bispos das nove dioceses do Ceará, incluindo a Arquidiocese de Fortaleza, reuniu-se de 14 a 16 de outubro no Seminário São José de Teologia, em Fortaleza. Este evento faz parte das atividades do Regional Nordeste 1 da Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB), para fortalecimento do diálogo e ações pastorais conjuntas.
Na abertura, o bispo de Crato e presidente do Regional NE 1 da CNBB, Dom Magnus Henrique Lopes, transmitiu uma mensagem marcada pela esperança, gratidão e compromisso pastoral. Em seu discurso, ele destacou a importância de permitir que o Espírito Santo guie a Igreja diante dos desafios contemporâneos, especialmente no contexto de uma missão pastoral sinodal. Suas palavras apontaram para a necessidade de uma renovação espiritual e de um laicato mais proativo.
A missa de abertura foi presidida por Dom Magnus Henrique e concelebrada pelos demais bispos e presbíteros presentes. Entre eles, Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, bispo diocesano de Sobral e vice-presidente do Regional Nordeste 1. Religiosas (as), leigos (as) e assessores participaram.
No primeiro dia, os bispos reuniram-se na privativa dos bispos. A programação geral do Conser foi composta por momentos oracionais, santa missa e palestras. Teve como marco a palestra sobre a importância do diálogo espiritual para o discernimento e a sinodalidade na Igreja Católica, proferida pelo professor e teólogo Vinícius Paiva. O ensino foi baseado na obra “Conversa no Espírito: discernimento e sinodalidade”, de Juan Antonio Guerreiro Alves e Óscar Martín López.
Da Diocese de Sobral, além de Dom Vasconcelos, estiveram presentes: Pe. Edinardo Gomes, coordenador diocesano de evangelização e Pe. Lucione Queiroz, coordenador diocesano do Pilar do Pão e Liturgia. Dom Vasconcelos presidiu a Santa Missa na noite do segundo dia, 15 de outubro.
Com a nomeação de Dom Valdemir Vicente para a Diocese de Juazeiro/BA, a função de bispo referencial para a Comunicação Social ficou vacante, desta forma, além de bispo referencial para a Comissão do Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso, Dom Vasconcelos foi nomeado para a Comunicação Social.
Findando o Conser, o ardor pelo serviço missionário e pastoral continuam no regional. Os bispos, presbíteros e demais participantes retornaram para suas dioceses com o sentimento de evangelização sinodal.
Thais Helena – Jornalista – Jornal Correio da Semana



