Como conviver com as agressões verbais

A raiva é muito comum na nossa vida. Todos nós já tivemos raiva algum dia. Temos raiva até de nós mesmos. Ou você nunca teve raiva de si mesmo? Quando fazemos alguma coisa errada, ou quando deixamos de fazê-la, temos um sentimento de raiva. Quando somos ofendidos por alguém com palavras inconvenientes ao nosso respeito ou a pessoas do nosso convívio íntimo nos sentimos incomodados. Quando ofendemos alguém com palavras, muitas vezes por uma ocasião inexplicável, momentânea, também sentimos raiva de nós mesmos. Ou isso nunca aconteceu com você?

Então! O que fazer quando somos ofendidos por uma pessoa com palavras agressivas?

Pablo Bravin fala através do Dr. Sheldon Cooper (personagem fictício dos seriados de televisão estadunidense) que disse: “Eu sou um receptor polimerizado e você um reagente inorgânico, então qualquer projétil verbal que você lançar na minha direção será refletido, voltará pela mesma trajetória, e irá te atingir.”
Quando um ser humano ofende o outro com palavras de menosprezo e humilhação, ele atrai para si, um amontoado de negatividades que faz com que o universo inteiro se volte contra ele, ou seja, no fim, não é o receptor do ataque que sofre e sim o seu emissor (efeito boomerang).
Esse efeito boomerang lembra-me o companheiro Aldemir Sobreira, (em memória), quando fui Presidente da Câmara Júnior de Sobral. É verdade, é a Lei da Atração. O universo é uma energia que conspira a seu favor naquilo que você age. Se você pensa, fala ou faz algo positivamente o Universo lhe devolve. O contrário é verdadeiro. Pensou, falou, fez, negativamente, o Universo lhe devolve. É assim que funciona a Lei do Universo.
Dessa forma, a pessoa que lhe ofende pessoalmente por qualquer motivo sem necessidade, ela está com algum sentimento íntimo de inferioridade sem que ela mesma possa explicar. Ela tem esse sentimento que flui de uma maneira repentina. Só que esse sentimento está guardado no seu cérebro como se fosse dentro de um chip. E nesse chip há o arquivo da inferioridade de alguma coisa contra você. Talvez inveja. Ela própria não sabe o por quê.
O que fazer numa situação em que a pessoa lhe agride compulsivamente sem motivo algum e fica a querer lhe rebaixar? Não é fácil ficar calado numa situação desta. Reagir a uma agressão verbal requer inteligência emocional. Devemos ter uma postura firme e não se deixar dominar pela agressividade do outro. Uma vez que a tendência de quem está sendo agredido é de atacar na mesma proporção. Ao ser verbalmente agredido, jamais reaja da mesma maneira, não revide. As consequências podem chegar até a uma agressão física. A melhor maneira é o silêncio.
O silêncio ignora qualquer palavra dita contra você e faz com que a pessoa que lhe ofende reflita sobre a sua incompetência de lhe atingir. E assim, o efeito boomerang acontece. A Lei do Universo responderá.
Por Salmito Campos –
(salmitocamposs@gmail.com).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *