Sé Catedral de Sobral recebe relíquia de 1º grau do Beato Tiago Alberione, fundador dos irmãos Paulinos

0

A celebração eucarística deste sábado, 24 de fevereiro, foi diferente na Sé Catedral de Nossa Senhora da Conceição. Após quase um mês de peregrinação pelas quatro regiões episcopais desta igreja diocesana, durante a liturgia do 2º Domingo da Quaresma, houve a entronização da relíquia de 1º grau e imagem do Beato Tiago Alberione, fundador dos irmãos Paulinos e apóstolo da comunicação.
No âmbito apostólico, o Padre Alberione promoveu a imprensa com edições populares dos Livros Sagrados e aponta para as formas mais rápidas de fazer chegar a mensagem de Cristo aos que estão distantes: os periódicos. Em 1912 já havia sido lançada a revista Vita pastorale endereçada aos párocos; em 1931 surge a Família Cristã, revista semanal com a finalidade de dar alimento para a vida cristã das famílias. Seguirão ainda: La Madre di Dio (1933), “para desvendar as belezas e as grandezas de Maria”; Pastor Bonus (1937), revista mensal em língua latina; Via, Verità e Vita (1952); revista mensal para o conhecimento e o ensino da doutrina cristã; La Vita in Cristo e nella Chiesa (1952), com o objetivo de fazer “conhecer os tesouros da liturgia, difundir tudo aquilo que for relativo à liturgia, viver a liturgia segundo a Igreja”. O Padre Alberione também pensa nos rapazes. Para eles publica Il Giornalino.
Padre Alberione viveu 87 anos. Executou a obra que Deus lhe confiou. No dia 26 de novembro de 1971 deixou a terra para assumir o seu lugar na casa do Pai. As suas últimas horas tiveram o conforto da visita e da bênção do Papa Paulo VI, que jamais ocultou a sua admiração e veneração pelo Padre Alberione. Em 25 de junho de 1996, o Papa João Paulo II assinou o Decreto por meio do qual eram reconhecidas as virtudes heróicas do futuro Bem-Aventurado. A missa foi presidida por Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos e concelebrada por: Pe. Berg, cura da Catedral; Pe. Josivan Cruz, coordenador diocesano da PASCOM e Pe. Deivid Rodrigo, sacerdote Paulino. Os presbíteros contaram com o auxílio dos diáconos: Alex Teófilo, da Paróquia de Marco e Cândido Aguiar, da Paróquia da Sé. Mais de 60 membros da PASCOM de diversas paróquias, seminaristas, e todo o povo de Deus marcaram presença. Pe. Deivid em sua homilia falou sobre a vida, sacerdócio e feitos do Padre Tiago Alberione. Dom Vasconcelos realizou uma explanação sobre a importância das relíquias. A relíquia foi entronizada após um rito oracional realizado pelo bispo diocesano. Os fiéis católicos poderão fazer visitas e orações diante da imagem e relíquia que ficará permanentemente na Catedral.
Thais Helena – Redação Jornal Correio da Semana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *