Oficial da PMCE se torna primeira mulher comandante de aeronave da história da Ciopaer Ceará

Um dia que simboliza a força e a dedicação de todas as mulheres que compõe o Sistema de Segurança Pública cearense.
Assim é possível descrever esta quinta-feira, 19 de novembro, data que marcou a solenidade de ascensão da Capitã PMCE Lívia Marinho de Carvalho Galvão, que consagrou-se como a primeira mulher comandante de aeronave da história da Coordenadoria Integrada de Operações de Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Com a presença de chefes de vinculadas, servidores e civis, a oficial chegou ao hangar da Ciopaer comandando a Fênix 03, ao lado do coordenador da Ciopaer, coronel PMCE Ronaldo Pires, tendo como passageiro o secretário da SSPDS, Sandro Caron.
Ao desembarcar da aeronave, a oficial tomou o tradicional banho de mangueira que marca o batismo de piloto em comando de aeronave. Emocionada, ela expressou a sua gratidão e falou que esse é um momento esperado desde o início da carreira na Coordenadoria. “Com imensa satisfação que estou aqui hoje. Esse é um momento que todos os pilotos almejam, o comando de aeronave. Quando a gente entra aqui na Ciopaer como aluno-piloto, acha isso algo tão distante. E realmente é. E aqui estou eu, primeiramente agradecendo a Deus, que me deu o dom, que guia meus caminhos e a minha vida para que eu consiga exercer a minha profissão com muito amor e dedicação. Queria agradecer ao comandante Ronaldo, ao secretário Caron e a todos que acreditaram e que trabalharam em prol para que isso tudo acontecesse”, disse.
A capitã iniciou o treinamento de elevação de nível em julho de 2020, cumprindo com êxito e em conformidade com o Regulamento Brasileiro de Aviação Civil – RBAC 90 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A oficial já possuía a licença de piloto privado de helicóptero (PPH), obtida em novembro de 2012, e a licença de piloto comercial de helicóptero (PCH), em dezembro de 2013.



