Missionárias Reparadoras do Coração de Jesus fizeram suas caminhadas em diversas paróquias da Diocese de Sobral

Por Ir. Carminda Amélia Carvalho Alves, mrcj
Por todo o mês de junho, as Missionárias Reparadoras do Coração de Jesus, fizeram sua caminhada litúrgica com os leigos nas diversas Comunidades Religiosas e Paróquias onde estão inseridos: novenas, terços, entronização do Sagrado Coração de Jesus nas famílias, procissões e formações catequéticas sobre a espiritualidade do Coração de Jesus.
A SINODALIDADE E A ESPIRITUALIDADE DO CORAÇÃO DE JESUS
Encontro dos Leigos Reparadores, no dia 18 de junho de 2022, com o tema a Caminho da Sinodalidade e a Espiritualidade do Coração Jesus, as Missionárias Reparadoras promoveram um encontro com os Leigos Reparadores no Colégio Coração de Jesus, em Sobral, CE. De acordo com Papa Francisco, A sinodalidade, quer dizer que “todos os batizados devem ser envolvidos, ser atores e não espectadores, como no teatro, todos protagonistas, cada um em seu papel”. Foram quarenta leigos das Paróquias de Sobral, Jijoca de Jericoacoara, Cariré, Coreaú, Guaraciaba do Norte e Massapê, que se envolveram e puderam beber também da espiritualidade do Coração de Jesus, pois era a devoção por excelência do Servo de Deus Joaquim Arnóbio de Andrade: transmitia todos a espiritualidade da presença de Deus, a bondade do amor do Coração de Jesus e a fortaleza da alma penitente que, na renúncia a paixões desordenadas, encontrava a paz e a serenidade necessárias aos futuros sacerdotes, deviam ser imagens daquele que se definia como o Bom Pastor.
A devoção ao Sagrado Coração é a devoção que vem do amor como princípio, que se dirige ao amor como fim, que emprega o amor como meio. Celebrando este grande Amor de Deus por nós, somos convidados a renovar nossa devoção a Jesus, manifestado concretamente na vivência deste amor na família, na Igreja Doméstica, na partilha do pão, na alegria de celebrar em comunidade a Eucaristia, Vida de Jesus entregue por nós. Celebrar o Coração de Jesus torna-se uma importante ocasião pastoral para que toda a comunidade cristã novamente se sensibilize para fazer deste admirável Sacrifício e Sacramento o coração da própria vida.
SERVO DE DEUS E A ACADEMIA MASSAPEENSE DE LETRAS E ARTES
Honra-nos receber a notícia da Escolha do Servo de Deus Pe. Joaquim Arnóbio de Andrade como Patrono da Academia Massapeense de Letras e Artes, da qual agradecemos ao Presidente da Academia, Sr. Eudes de Sousa e ao demais confrades e confreiras dessa égide academia.
Muito alegrou o coração das Missionárias Reparadoras do Coração de Jesus quando nos veio a áurea comunicação de que seu nome fora escolhido para fazer parte como imortal em mais um título honorífico em sua cidade natal que hoje a Academia homenageia esse servo fiel dedicado à Igreja, em particular na Diocese de Sobral e Fundador Congregação das Missionárias Reparadoras do Coração de Jesus.
ENCONTRO DE LITURGIA COM DOM VASCONCELOS
Nos dias 25 e 26 de junho de 2022, no Colégio Coração de Jesus realizou-se o encontro das Missionárias Reparadoras do Coração de Jesus com Dom Vasconcelos trabalhando o tema Liturgia. Foram dois dias de estudos e aprofundamento, bem como, momentos de agradável convivência com nosso Bispo Diocesano. Iniciou com o conceito geral de liturgia: “Culto que a humanidade presta ao seu Deus. ”Enfatizando que para os cristãos a liturgia é fruto da Revelação Divina e fez referência a Isaías capítulo seis, aprofundando muitos aspectos dos fundamentos da liturgia. Também foi trabalhado os símbolos na liturgia, destacando que esses são para melhor revelar o sagrado e o quanto é importante a disposição interior para a vivenciar a liturgia. E tomou o texto de Filipenses capítulo dois aprofundando o mistério de despojamento e obediência de Cristo desde a Encarnação até a Morte. Para quem recebeu formação de Pe. Arnóbio, mesmo no silêncio do coração, foi inevitável a volta no tempo, parecia se ouvir Pe. Arnóbio falar motivando o seguimento de Cristo em sua entrega incondicional.
Assim agradecemos a presença amiga de nosso querido bispo Diocesano Dom Vasconcelos, por sua dedicação, zelo e amor pastoral.



