GERAÇÃO COLÉGIO SOBRALENSE TURMA DE 1975

0

Somos uma geração de líderes formados nos bancos do tradicional Colégio Sobralense da Diocese de Sobral e considerado um dos melhores do Nordeste. Sua direção e a maioria de seus Mestres era formada de padres que dominavam o latim, liam os grandes clássicos da literatura internacional: Goethe, Shakespeare, Balzac, Dostoiévski, entre tantos outros gênios da literatura, além dos clássicos nacionais: Machado de Assis, José de Alencar, Carlos Drummond de Andrade, Vinicius de Moraes, Fernando Sabino, Cecília Meireles.
Entre estes padres se destacaram dois: Padre Osvaldo Chaves, grande Mestre da Língua Portuguesa, Poeta, Sacerdote de homilia e espiritualidade edificante. Espírito altivo que se impunha pelo seu vasto e rico saber. Todos nós, sem nenhuma exceção, fazemos reverência a este grande Mestre Educador que marcou a nossa vida e nos encaminhou na arte do viver.
Outro grande Sacerdote, inteligente, talentoso, visionário e com espírito empreendedor era o Padre José Linhares Pontes, que teve o privilégio de estudar Teologia no Vaticano, Pedagogia na França e Psicanálise na Alemanha. Como ele bem dizia em alto e bom som durante visitas às salas de aula para se afirmar diante de uma juventude inteligente, estimulada e inquieta que se transformaria numa geração atual de grandes líderes sobralenses, cearenses e brasileiros, cada um em sua ciência e especialidade.
“Padre Zé”, como ficou conhecido ao exercer mandatos em Brasília de Deputado Federal e como Provedor da Santa Casa de Misericórdia, foi o “Pai Intelectual” desta geração de talentos do Colégio Sobralense, TURMA 1975.
Padre José Linhares Pontes dirigia com especial carinho o colégio, consciente de sua missão nobre de educador. Fazia reunião de País e Mestres. Dava palestras sobre sexualidade e economia. Promovia maratonas de conhecimento em História Geral. Fundou um Grupo de Elite de Escoteiros, inspirado nos ensinamentos do seu fundador inglês Baden Powell. Estimulava os esportes. Enfim, foi este grande líder educador que formou uma geração de intelectuais, empresários, profissionais liberais: advogados, médicos, psicólogos, arquitetos, engenheiros e destacadas lideranças políticas cearenses: Ciro Gomes, Cid Gomes, Leônidas Cristino, Clodoveu Arruda, Edilson Aragão, João Alberto Adeodato, etc.
Desta TURMA de 1975 temos dois amigos Desembargadores: Carneiro Lima e Francisco Martônio Vasconcelos. Entre tantos, podemos destacar médicos(as) Maria de Jesus, Narcélio, Darlene, Jackson e a nossa querida Izolda Cela, Psicóloga, Educadora e atual Governadora do Estado.
É uma geração de líderes de Sobral Ceará, este oásis no interior do Estado. Um pólo cultural, acadêmico, econômico que sofreu forte influência da cultura francesa e do Clero da Igreja Católica. Esta é a minha GERAÇÃO de amigos e colegas, líderes idealistas e empreendedores. A TURMA de 1975 do Colégio Sobralense. Escrito por WAGNER Lima, Psicólogo, Jornalista & Escritor.
Revisão: Prof. Salmito Campos – (jornalista e radialista).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *