Você sabe o que é ideologia?

Como o próprio nome diz, ideologia é o estudo das idéias. Existem vários tipos de ideologia. A ideologia capitalista se refere ao regime de governo que visa o lucro, a exploração do trabalhador e possui os seguintes fatores de produção: empreendedorismo, bens de capital, recursos naturais e trabalho.
As principais características da ideologia capitalista são: o trabalhador é assalariado e explorado; o Estado interfere pouco no mercado de trabalho; os proprietários donos dos meios de produção controlam tudo e obtêm sua renda de sua propriedade; existe a divisão de classe social; predomínio da propriedade privada; exige uma economia de mercado livre para ter lucro; e por fim, a mais-valia, que segundo a teoria marxista, parte do lucro capitalista vem do valor que é produzido pelo trabalhador, mas é apropriado pelo capitalista.
A ideologia fascista surgiu na Itália através do líder Benito Mussolini que se estendeu por vários lugares da Europa Central e Oriental entre 1919 e 1945. As principais características são: totalitarismo e nacionalismo militarista; desprezo pela democracia eleitoral e a liberdade política, controle e direção central de toda a economia; monopólio absoluto dos meios de comunicação de massa, como rádio, imprensa e cinema; um partido único dirigido por um ditador; e, um sistema de terrorismo policial que apóia e controla o partido.
A ideologia liberal e neoliberal. A liberal se preocupa mais em defender a mínima intervenção do Estado com liberdades individuais e o livre mercado com destaque na produção. Já a ideologia neoliberal diminui mais ainda a presença do Estado, defende privatizações, circulação de capital estrangeiro e entrada de empresas estrangeiras.
Essa ideologia surgiu através do filósofo John Locke e ficou mais famosa depois que o economista Adam Smith passou a defendê-la. Suas principais características são: liberdade e individualidade de cada indivíduo; defende políticas e ações destinadas a proteger os valores sociais; o Estado defende menos o controle sobre o indivíduo; considera a livre concorrência, o livre comércio e a liberdade de escolha como princípios básicos de uma sociedade livre; é contra as ideologias do fascismo, nazismo e comunismo.
A ideologia comunista é extremamente contrária à ideologia liberal. Tem a filosofia marxista que considera a igualdade entre os indivíduos. Ela nasceu na antiga Grécia com as idéias do filósofo Platão. Mas, temos que reconhecer que os maiores precursores dessa ideologia são Karl Marx e Friedrich Engels, conhecidos por divulgarem um dos livros mais importantes dentro dessa área, o Manifesto Comunista.
As principais características dessa ideologia são: é a favor da extinção da propriedade privada; a favor de um regime político e econômico que proporcione igualdade social entre todos os indivíduos; defende uma sociedade sem classes sociais sem interferência do Estado; e, é contra o livre comércio e a competição aberta.
Prof. Salmito Campos – (jornalista e radialista).



