Abrigo do Sagrado Coração de Jesus comemora 70 anos de criação

Durante a realização da VIII Semana do Idoso, de 26 de setembro a 1º de outubro, houve a celebração pelos 70 anos do abrigo. A programação da semana deu destaque especial aos idosos que moram no abrigo, exaltando a importância de suas vidas. Com isso, as pessoas que estão diretamente ligadas ao bem-estar desses idosos estiveram presentes e atuantes nesta celebração.
Fundado em 1953 por Dom José Tupinambá da Frota, o Abrigo Sagrado Coração de Jesus, que nasceu das necessidades da terceira idade apresentadas por pacientes na Santa Casa de Misericórdia de Sobral, acolhe idosos em situações vulneráveis de Sobral e região. O dia do idoso é comemorado tendo em vista a decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, na qual em 14 de dezembro de 1990 designou o dia 1º de outubro como o Dia Internacional das Pessoas Idosas.
No dia 26/09, dando início as comemorações o encontro foi marcado por um café da manhã que contou com a presença dos benfeitores e colaboradores. Na ocasião, foi celebrado o aniversário de 70 anos de fundação do abrigo. No dia 27/09, foi priorizado o cuidado com o corpo. Houve corte de cabelo e atividade lúdica ministrada pela turma de enfermagem do Centro Universitário INTA – UNINTA, e uma atividade motora com a turma de Educação Física da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Dia 28/09, foi realizado uma dinâmica envolvendo colaboradores e idosos para fomentar ainda mais intimidade e conexão entre todos.
O abrigo acha muito importante ser cultivado sempre que possível o encontro entre gerações. Portanto, no dia 29/09, os idosos receberam a visita de estudantes do Colégio Georgina Leitão Macedo de Camocim. A troca de experiências, conversas e demonstração de carinho mútuo tem um poder salutar para todos. Um dos pontos altos da desta semana comemorativa aconteceu no dia 30/09, no café da manhã com familiares. Houve casos de pessoas que vieram de longe para passar a manhã com seu idoso.
No domingo, dia 1º de outubro ocorreu o encerramento da semana com a missa missa presidida pelo bispo diocesano, Dom José Luis Gomes de Vasconcelos. Em seguida, todos se reuniram no abrigo para a confraternização com os convidados, idosos e funcionários.
Thais Helena
Redação Jornal Correio da Semana



