Diocese de Tianguá sedia a 23ª Assembleia Regional de Pastoral

Desde a tarde desta quinta-feira, 19/10, os bispos, padres e assessores leigos, estão reunidos para a 23ª Assembleia Regional de Pastoral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – Regional Nordeste 1 em Tianguá. O encontro está acontecendo no Colégio IET (Instituto Educacional de Tianguá).
De acordo com o regional, a ARP tem como objetivo conscientizar-se da caminhada eclesial missionária da igreja nas dioceses à luz das indicações que mergem do caminho sinodal em curso. Os objetivos específicos são: avaliar e discernir a caminhada pastoral missionária do regional; perceber o processo de sinodalidade nas dioceses e discernir como melhor estruturar a caminhada pastoral e consolidar a caminhada dos pilares como mecanismos de organização e estruturação da ação evangelizadora.
Neste ano em curso a ARP tem como assessor, Pe. Patriky Samuel Batista, subsecretário adjunto geral da CNBB. Da diocese de Sobral estão presentes: Dom Vasconcelos, bispo de Sobral e vice presidente do regional NE1; Monsenhor Agnaldo Temóteo, vigário geral e episcopal da região Sede; Pe. Fábio Soares, vigário episcopal da região vale do Coreaú; Pe. João Vasconcelos, vigário episcopal da região Araras; Pe. Edinardo Gomes, coordenador diocesano de evangelização; Pe. Marcos Uchoa, coordenador do pilar da palavra; Pe. Bruno de Araújo, Pe. Antônio Denilson e Pe. Eudes Cruz, ambos reitores dos seminários diocesanos; Margarida Maria, secretária da região episcopal Sede; Raimundo Araújo, secretário da coordenação de evangelização; Vander Lúcia, secretária da região vale do Acaraú; Julius Marcon, representante do pilar da caridade e Maria de Jesus, representante do pilar da missão.
O encontro deu início com a missa de abertura presidida por Dom Edimilson Neves, bispo de Tianguá e concelebrado pelos bispos e padres presentes. A noite houve a solenidade de abertura apresentada por Pe. Francisco Magalhães, secretário executivo do regional. O presidente do regional e bispo diocesano de Crato, Dom Magnus Henrique Lopes compôs a mesa acompanhados dos demais bispos.
No segundo dia, 20/10, Dom Vasconcelos presidiu a celebração eucarística na capela episcopal acompahado dos demais bispos e padres. A assembleia segue até o dia 22/10, domingo.
Thais Helena
Redação Jornal Correio da Semana



