_DSC7455

O munícipio de Alcântaras ficou pequeno para acolher os mais de dois mil jovens que vieram das quatro regiões episcopais do território diocesano para o Dia Nacional da Juventude 2023 no dia 28 de outubro. A paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi a anfitriã, e contou com a colaboração do pároco, Pe. Lucione Queiroz e da comunidade paroquial na qual conseguiram realizar um exitoso evento.
De acordo com o setor de juventude a nível nacional, o Dia Nacional da Juventude (DNJ) surgiu em 1985, durante o Ano Internacional da Juventude, promovido pela Organização das Nações Unidas. Estava evidente que a juventude precisava mobilizar-se e construir espaços de participação, para pensar e repensar uma nova sociedade. Todos os anos organiza-se um dia de festa da juventude, sempre com um tema importante a ser debatido e trabalhado com grupos. O DNJ acontece em todo o país todos os anos no último domingo do mês de outubro, exceto nos anos eleitorais, quando a data é alterada. Porém na igreja particular de Sobral é celebrado sempre no sábado.
“E todos ficaram saciados” (Lc 9,17), foi o tema nacional para ser meditado pela juventude que participou em todo o território brasileiro deste grandioso evento católico, e na diocese de Sobral não foi diferente. Jovens de várias idades participaram no início da manhã de uma caminhada que saiu do ginásio central em direção a escola que sediou o evento, no percurso passaram pela igreja matriz onde foram buscar a imagem peregrina de São João Paulo II e da padroeira da cidade, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. O convidado Moysés Azevedo, fundador da comunidade católica Shalom ministrou uma formação à luz do tema proposto para este ano. A multidão aguardava ansiosamente pelo momento da pregação enriquecedora que também contou com momentos de testemunho pessoal.
Após a pregação, Dom Vasconcelos presidiu a missa solene. Destaca-se a presença do Monsenhor Agnaldo Temóteo, vigário geral; Pe. Fábio Soares, vigário da região episcopal Vale do Coreaú, Pe. Jocélio Medeiros, coordenador diocesano do setor juventude; e Pe. Lucione Queiroz, pároco da Paróquia de Alcântaras, assim como de boa parte do clero diocesano. Em sua homilia, o bispo mencionou como é importante que os jovens observem o modelo de vida dos santos dos nossos tempos, sobretudo dos jovens como o Beato Carlo Acutis e a Beata Benigna Cardoso, e frisou: “Eu me preocupo com os jovens que não estão aqui, os que vivem no mundo das drogas, com problemas depressivos, ansiedade, sofrendo suicídio. Contudo, estou feliz porque vocês estão aqui! A morte não é o fim de tudo, a vida eterna é o início. O que nos torna felizes é viver em Cristo e eu peço a vocês que vivam ainda mais em Cristo!”
No final da celebração, Dom Vasconcelos anunciou que a paróquia de Nossa Senhora do Rosário em Groaíras, irá sediar o DNJ 2024. Os jovens participaram de um itinerário intenso de animação, louvor, adoração, visita aos stands vocacionais e bate papo jovem durante todo o dia. Finalizando a programação, houve um show com a banda Swing Leva Deus.
Thais Helena – Redação Jornal Correio da Semana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *