Eclipse no Brasil comprovou teoria de Einstein há mais de 100 anos
Fonte: CNN
A pequena Sobral, no interior do Ceará, tem em sua história um grande marco de contribuição para a ciência e a astronomia. Foi lá que, em 1919, cientistas brasileiros e ingleses puderam comprovar a Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein, a partir da observação de um eclipse solar total — assim como o que ocorreu na segunda-feira, 8 abril de 2024, no México, Canadá e Estados Unidos. Esse foi o primeiro eclipse solar total ocorrido este ano. No horário de Brasília (UTC-3), ele começou às 15h07 na costa do México. Já o término foi na costa leste do Canadá, por volta das 16h46..
Em 1915, Einstein anunciou a sua Teoria da Relatividade Geral, que diz que a massa dos corpos deforma o espaço próximo a eles, fazendo com que o caminho da luz, ao passar pelo espaço deformado, deixe de ser uma linha reta por conta do desvio.
No entanto, a teoria do cientista alemão só poderia ser testada e comprovada (ou não) quando houvesse um eclipse solar total, que permitiria observar as estrelas atrás do Sol e se o brilho emitido por elas sofreria um desvio ao passar pelo espaço deformado pela massa da nossa estrela.