A Academia Sobralense de Estudos e Letras-asel empossa seu novo imortal, Francisco Liduino Rodrigues de Sá, na Cadeira 36
Na noite de 18 de outubro de 2024 a Academia Sobralense de Estudos e Letras-ASEL, recebeu ilustres convidados, dentre eles 14 acadêmicos e mais familiares e amigos do Professor e Escritor Francisco Liduino Rodrigues de Sá que foi empossado na Cadeira 36 e agora é membro efetivo deste Centenário Silogeu.
A cerimônia teve início com a posse e a outorga de diplomas a dois sócios correspondentes e logo a seguir o Presidente Arnaud de Holanda Cavalcante que conduziu o cerimonial, solicitou a entrada de Liduino Sá que escoltado por dois sócios tomou assento na mesa de honra.
O Acadêmico Gabriel Assis Araújo Vasconcelos, ocupante da Cadeira 22 na ASEL, fez a saudação de boas vindas ao neoacadêmico proferindo um lindo e histórico discurso sobre suas origens e sua vida profissional e literária.
Na sequência, o Sr. Presidente solicitou que a Professora Jane Maria Moura Sá, esposa de Liduino Sá, acompanhada de seus netos Luna Madalena Linhares Sá e Gabriel Aquiles Linhares Sá, em pomposo cortejo, conduzissem ao recinto a indumentária, a medalha e o diploma para que pudesse efetivar a posse do mesmo.
Terminado o ritual de posse o novo Acadêmico prestou juramento e a seguir foi convidado a fazer o seu discurso de ingresso na Academia.
Suas palavras versaram sobre a origem das Academias e a implantação da Academia Sobralense de Estudos e Letras-ASEL em Sobral. Durante sua fala solicitou que seu filho Jimmy Laine de Sá declamasse o poema alusivo ao Centenário da ASEL, momento muito aplaudido pelo público presente.
A ideia central destacou a criação da Cadeira 36, seu Patrono, seus ocupantes e a honra de poder ocupá-la a partir desta data.
Antes de suas elogiáveis e eloquentes palavras, o Presidente de Honra Dr. João Edison de Andrade, se antecipou para elogiar o contributo de Liduino Sá à ASEL e lembrou ter sido ele quem o trouxe para a Academia.
Após esses momentos tão sensíveis e significativos da noite, a Vice-Presidente, Professora Chrislene Carvalho dos Santos Pereira Cavalcante, fez uso da palavra para elogiar o empossado e dizer da importância de ingressar na Academia, da missão e do compromisso que o acadêmico assume a partir desse instante.
A seguir o Presidente solicitou fosse cantado os parabéns homenageando o novo Acadêmico e encerrou a Cerimônia com o Hino de Sobral e o convite para o deguste de um saboroso coquetel.