Arquidiocese do Rio de Janeiro realiza 34º curso para os Bispos do Brasil

0
WhatsApp Image 2025-02-03 at 16.53.52

De 27 a 31 de janeiro, a Arquidiocese do Rio de Janeiro realizou o 34º Curso para o Episcopado Brasileiro no Centro de Estudos do Sumaré. Teve como tema: “O kerigma e os desafios pastorais como fonte de esperança”.
Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, bispo diocesano de Sobral e vice-presidente do Regional Nordeste 1, esteve presente entre os mais de 80 bispos que participaram do encontro. Do episcopado cearense, também esteve presente, Dom Aurélio Pinto, bispo da Diocese de Quixadá e Dom André Vital, bispo da Diocese de Limoeiro do Norte.
De acordo com o artigo publicado pela arquidiocese, o cardeal D. Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, recordou que o Curso para os bispos, “já consolidado em nosso calendário eclesial, é um espaço privilegiado para a reflexão, o discernimento e a comunhão, no qual aprofundamos nossa missão como sucessores dos apóstolos, chamados a anunciar e testemunhar o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.”
O cardeal Tempesta chamou atenção para o tema deste ano, que surge como um convite para se voltar ao essencial da missão, que é proclamar a Boa Nova de Jesus Cristo com vigor e fidelidade. Para isso, trabalhando desde as questões relativas aos dados preliminares do último censo do IBGE acerca da presença da religião no Brasil, passando pelo aniversário de 1700 anos do Concílio de Niceia, e refletindo os desafios pastorais contemporâneos mundiais e da realidade brasileira.
O curso finalizou na manhã da última sexta-feira, 31, com a missa presidida por Dom Orani. Na oportunidade, Dom Vasconcelos concelebrou junto ao arcebispo e demais epíscopos.
Thaís Helena – Jornalista – Jornal Correio da Semana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *