Em Tempo

Mestrado em Ciência da Informação UFC
O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Ceará (UFC) receberá inscrições, de 1º a 31 de agosto, para o seu mestrado acadêmico, com área de concentração em Representação e Mediação da Informação e do Conhecimento.
Conforme o edital, são ofertadas 14 vagas, sendo oito para ampla concorrência, cinco destinadas ao público de ações afirmativas (negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência) e uma exclusiva para servidores da UFC. Outras informações: https://ppgci.ufc.br.
Agraciados do 52º Troféu Sereia de Ouro
Agraciados da 52ª edição do Troféu Sereia de Ouro foram anunciados, em Fortaleza, dia 3 de julho. Receberão a homenagem Adriana Costa e Forti, médica e pesquisadora; Guiomar Marinho, artista; Oto de Sá Cavalcante, empresário; e Tasso Jereissati, empresário e político.
Solenidade ocorrerá no dia 26 de setembro. Uma das principais comendas do Ceará, o troféu foi criado pelo chanceler Edson Queiroz em 1971, após a fundação da TV Verdes Mares. Objetivo é reconhecer o talento de grandes cearenses e a contribuição deles para a sociedade.
Posse da diretoria da ACI triênio 2025-2028
Foto: Divulgação
Jornalista e escritor Eliézer Rodrigues Barbosa é o novo presidente da ACI
Empossados em 12 de julho, para o triênio 2025-2028, o presidente Eliézer Rodrigues, a vice-presidente Márcia Catunda e os demais membros da diretoria, do conselho fiscal e da comissão de ética da Associação Cearense de Imprensa (ACI), que comemora o seu centenário.
No seu discurso, Eliézer Rodrigues disse que “assumir a ACI neste momento simbólico é como ter nas mãos uma alegoria do tempo. Temos grandes desafios pela frente, como o tombamento da nossa sede, e muitos planos para fortalecer ainda mais o papel da entidade”.
Biblioteca tem mais de 10 mil obras raras
No acervo de Obras Raras da Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) é possível ver primeira edição do romance “A Rainha do Ignoto”, da cearense Emília Freitas, e exemplares da segunda edição de “Iracema”, de José de Alencar, publicados no Brasil e em Portugal.
Outra raridade é uma edição em japonês do romance “O Quinze”, de Rachel de Queiroz. Entre itens de valor histórico inestimável, a Bece guarda um acervo de mais de 10 mil obras, disponível ao público de formas digital e presencial. Informações:https://bece.cultura.ce.gov.br.
Comédia cearense premiada na França
A comédia cearense “Morte e Vida Madalena”, escrita e dirigida por Guto Parente e protagonizada por Noá Bonoba, venceu o prêmio de distribuição da 36ª edição do FIDMarseille, festival de cinema realizado em Marselha, na França. O longa foi exibido no dia 10 de julho.
Além da atriz Noá Bonoba, o elenco conta com nomes como Linga Acácio, Nataly Rocha, David Santos, Honório Félix, Jennifer Joingley, Rodrigo Fernandes, Souma, Armando Praça e Lui Fontenele, entre outros. A previsão de lançamento comercial é ainda para 2025.
Dica da Coluna
Leia o Blog do Edilson (www.blogdoedilson.com.br): Cultura, educação, política e utilidade pública.



